quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Governo Lula quer implantar nas escolas do Nordeste método de ensino cubano

Publicado no Blog de Jamildo


O Governo federal está intermediando um acordo entre Cuba e estados nordestinos para implementar nas escolas estaduais brasileiras o método de ensino praticado e desenvolvido pelos cubanos.
.
Os professores brasileiros ainda não conseguiram aprender a técnica da ilha por alguns problemas, entre eles, a indisponibilidade de Cuba gravar as aulas em DVD, apenas em fitas VHS. "Os cubanos não tinham aulas gravadas em DVD só em vídeo", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
.
Segundo Haddad, a metodologia é controversa e "completamente" diferente do que é praticado no Brasil. "Todos os métodos são polêmicos e esse é bem complexo. Ensina os alunos através de um método associativo de letras e números", afirmou.
.
Além das vídeo-aulas, o governo brasileiro espera fazer um esforço de capacitação de professores que dão aulas em escolas nordestinas. "A idéia é trazer professores a Cuba e levar professores cubanos ao Brasil para realizar os treinamentos", disse o ministro enquanto estava em Havana durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ilha.
.
Segundo o ministro da Educação, um dos governadores interessados no método é Jackson Lago (PDT) do Maranhão, que pediu pela mediação do Governo federal.
.
Em Cuba não há estatísticas atualizadas da taxa de alfabetização, mas a ilha comunista diz ter erradicado o analfabetismo em 1961. O governo de Fidel Castro impulsionou uma campanha "Alfabetizemos" para levar estudantes ao interior do país para ensinar camponeses a ler e escrever.

6 comentários:

  1. À bala, mas impulsionou.

    Vamos importar mais um modelinho.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, "quem não sabe fazer" compra pronto".
    Não há desenvolvimento de políticas educacionais no Brasil,os empresários estão ai, copiando fórmulas mágicas para resolver a questão da educação.
    Não é à toa que Roberto(Globo)Marinho banca as "teletravessias" da vida.

    ResponderExcluir
  3. Quando o Brasil vai adotar o método brasileiro de educação?

    ResponderExcluir
  4. Brasil importando políticas educacionais de Cuba? é bricadeira isso? Por que não se espelhar em um modelo de país desenvolvido como a França, Alemanha? Se não tem pessoas capacitadas em todo o território nacional seria melhor comprar de quem mostra competência e tem pessoas capazes de irem a rua reclamar e lutar por seus direitos há séculos? Será que o governo quer mesmo formação consciente para os brasileiros ou visa a formar mansos cordeiros incapazes de reclamar de algo?
    Ficam aí meus questionamentos pasmos diante dessa notícia surrealista!!!

    ResponderExcluir
  5. Aproveitando, que tal importarmos políticos sérios? Em países europeus, por exemplo, parlamentares custam menos que nossos! Ah, por que não importar algo como as políticas educacionais coeanas, onde professores ganham bons salários?

    ResponderExcluir
  6. Professor que ganha bem só tem um emprego e pode se dedicar plenamente a seus alunos, formado assim seres pensantes que não votam em qualquer bandido.

    Puts, em ano eleitoral vamos ter jornaizinhos, livros de todas as matérias para todos, material escolar e fardamento, só não teremos o essencial, que são professores bem preparados e motivados em sala de aula.

    Há algo podre, muito podre...

    ResponderExcluir