sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Assembleia do dia 25

Assembleia Sintepe (25/05)sem grandes novidades. Os que não conheciam, passaram a conhecer as propostas apresentadas na última reunião de "negociação (governo/comissão), para o restante, restava a expectativa de que, algo novo pudesse ser acréscido ao que já sabiam. Auditório lotado com era esperado, mas infelizmente sem boas notícias para o público presente, aliás, partindo desse governo certamente não teremos boas notícias nunca, principalmente no que se refere à questão salarial. Pela 'frieza'como os números são colocados na mesa de negociação pelo Secretário de Administração, é visível a indisposição do governo em querer promover melhorias salariais para nossa categoria. Todo malabarismo é feito, contato que não ultrapasse os valores permitidos para 'gastar' com a educação. Tudo muito contraditório. Lembram o recado que o Secretário de Educação trouxe para a categoria no último debate no Sintepe? Falou o secretário: Conversei por telefone com o Secretário de Administração e ele "disse que, os professores continuassem ministrando boas aulas que o governo está estudando um reajuste satisfatório para os professores, e que o Piso é Lei não há o que discutir". Continuamos trabalhando, ministrando nossas aulas com os poucos recursos pedagógicos disponíveis na rede, em escolas precárias e recebendo o pior salário. Por anda a valorização profissional? É o senhor Ricardo Dantas (SAD) quem dirá, é ele o homem dos números, é o auditor fiscal que tabelará "nosso valor". É este cidadão que, acreditando que trabalhamos pouco, pensou em nos premiar se passarmos a 'produzir' mais.
Midiático e maquiavélico o governo é perito em minar as forças da categoria. Após perdas irreversíveis com a greve passada, e sabendo que Eduardo Campos cortou a contribuição em folha do PMs, os trabalhadores em educação sequer aprovaram a proposta de estado de greve apresentada pelo companheiro Mariano. Além disso, ainda temos nosso sindicato que considera irresponsável qualquer proposta que contrarie às suas intenções. Falou-se em temer que o governo 'zerasse" as "negociações" caso a proposta (estado de greve) fosse aprovada.
Sem comentários.
Dia 31 de maio às 15h está agendada mais uma reunião na Secretaria de Administração (Porto Digital/ antigo Bandepe) local em que, os trabalhadores em educação farão ato de protesto.
02 de junho Assembleia às 9h no Teatro Boa Vista.
03 de junho Paralisação dos Servidores Estaduais.

9 comentários:

  1. Albênia, creio que houve um erro nas datas.
    Onde você postou 31 de junho não seria 31 de maio?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Foi erro sim Rodrigo, obrigada. Enviei e-mail para o Sintepe sobre o que vc. perguntou sobre o dia 03. Avise-me sobre o que decidirem por aí tá?
    Abraço grande, saudade.

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas,
    Infelizmente, a categoria tem o que merece. Quem não luta por seu direitos , apenas cumpre com seus deveres não é cidadão pleno. Portanto, colhe o que planta. Há tempos, a mediocridade do sindicato, os desmandos do Governos Estadual, o descaso de boa parte dos colegas, que tem mais interesse no São João do SINTEPE que na negociação...
    ...Enquanto houver a junção inescrupulosa, de política sindical e política partidária isso acontecerá. Deve ser pensada uma nova forma de representação da categoria. Esse modelo de sindicato está falido (CUT/PT), serve apenas para receber benefícios e capitanear votos. Também, não acredito em um modelo CONLUTAS/PSTU. Acredito, em uma organização em que a pauta de negociação aconteça de forma permanente, coerente,sem intervenções partidárias. Percorrendo as diversas regiões do Estado, para ouvir os colegas do interior, de forma digna.
    É fundamental, recomeçar a luta. Sensibilizar a todos e todas, aprimorar o discurso, buscar apoio nas diversas mídias (aproveitando os espaços abertos nas últimas semanas), nacionalizar o movimento de valorização dos professores (verdadeiramente)...
    ...Citei no início a alienação. Mas, fui injusta. Ainda há salvação nessa terra. Nem todo mundo queima no mármore do inferno: a ignorância. Quero dizer que tenho muito orgulho de ser professora, por existir em minha categoria: Paulo Alexandre,Alberto Costa, Alínea ,todos do Alternativa,Adriana Correia, Rosene, Dayvison, Amadeu,Esdras, Marcos, Amanda Gurgel.Por hora,meu clube da insônia está acabando.Nos próximos dias, espero a substituição de Pra não dizer que não falei de Flores, de Geraldo Vandré( com todo o respeito) por Chico Sciencee Nação Zumbi, e a música do momento seja Da Lama aos Caos( E eu me organizando posso desorganizar)!
    Betania Moura

    ResponderExcluir
  4. O governo oferece reajuste DE 5% para NOVEMBRO, o SINTEPE apresenta para categoria e ela fica SATISFEITA.Claro que na próxima Assembleia o governo vai aprovar a CONTRAPROPOSTA do SINTEPE.Alguém sabe dizer a diferença entre a Proposta do Governo e a do SINTEPE?Nem com uma LUPA que aumente 1000 vezes dá pra perceber.O piso é Lei Federal, tem de ser cumprido.Só teremos por parte do Governo do Estado estes 5% a partir de NOVEMBRO.Concordo com as palavras da colega a categoria não é ALIENADA, É BURRA mesmo.1 ano esperando pelo PCC e vem esta MERDA e aceitam.Fazem por merecer o PIOR SALÁRIO DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  5. de fato não consegui identificar mudanças entre as propostas, alguem por favor desenhe pra mim!

    ResponderExcluir
  6. Únicas diferenças: pagamento do Piso para todos como manda a Lei e não, apenas para alguns como é o desejo do governador. E acréscimo no percentual entre o Médio e o Superior (13.59% / 18,64%). ´
    É muito pouco e mesmo assim, está sendo negado pelo governo de Pernambuco que considera-se superior à Lei.

    ResponderExcluir
  7. DENUNCIA, O SINTEPE REMOVEU DO SEU SÍTIO NA INTERNET AS PROPOSTAS PARA O NOVO PCC QUE ERAM DE R$1800,00 PARA NÍVEL MÉDIO E R$ 2400,00 PARA NÍVEL SUPERIOR. O SINTEPE E O ESTADO ESTÃO FALANDO A MESMA LÍNGUA!

    ResponderExcluir
  8. Não houve avanço nenhum. Mais uma vez ficamos a ver navios. Em pensar que encerramos a última greve com a proposta de que iria ser revisto o PCC, e desde de 2009, minha gente, não tivemos nada.Pra que então serviram tantas reuniões? Não tivemos PCC, não teremos aumento que não vai ser além dessa porcaria de piso, não tivemos VT em pecúnia, não tivemos aumento do vale coxinha, não tivemos melhorias nas nossas escolas, não tivemos eleições democráticas para gestores, ou seja, não tivemos NADA. Essa semana questionei no SINTEPE a questão das aulas atividades que foram aprovadas pelo STF em 1/3, eles me disseram que aqui em PE temos até um pouco mais (33%), enquanto que pelo piso é de 30%. É isso mesmo? Pedi pra eles fazerem um folheto informativo explicando sobre isso, eles me disseram que vão ver se pode fazer, por que, pelo meus cáculos, nossa regência seria de um pouco menos.Não entendo muito bem dessa contagem de carga-horária...
    Um abraço, Profª Albênia.
    Tbm gostei de revê-la.

    ResponderExcluir
  9. Só sei que o boato nas escolas em que trabalho era que, a tabela (Sintepe) já tinha sido avaliada pelo governo e que seria implantada em 2011.Isto serviu de pretesto para 'puxar'votos para Eduardo Campos nas unidades da rede. Fui chamada de oposicionista e pessimista entre outros adjetivos porque desmenti o boato.
    Veja no que deu, o 'homem' foi reeleito e a gente sem nadinha como disse profª Juliana.
    É, o povo tem o governante que merece e que respalda através do voto. Mais uma vez seremos lesados e assistiremos a repetição desse filme com novos personagens. O sr.Eduardo Campos indicará seu sucessor, possivelmente sua mãe que já está sendo preparada no meios políticos e nossa categoria depositará toda confiança na redentora de Pernambuco.

    ResponderExcluir