sexta-feira, 6 de maio de 2011

Plenária Assepe/Sassepe

Ao sair de uma reunião da Assepe/Sassepe sentimo-nos adoentados. É absurdo o que escutamos nesses encontros.
Um sistema de sáude quase privatizado uma vez que, entramos com 72% de contribuição enquanto, o governo com apenas 28%, além disso, cobrados nas duas matrículas (coisa defendida pela Assepe) não nos atende de forma adequada. Continuamos sem urgência oftalmológica, dermatológica, odontológica e outras em finais de semana, clínicas são fechadas sem que sejamos informados, temos dificuldades em marcar consultas realizar e autorizar exames entre outras coisas. Várias clínicas e laboratórios se descrendenciaram do Sassepe, reclamam do baixo valor pago pela tabela e do não recebimentos do pagamento pelos serviços prestados. O governo recolhe nossa contribuição e não repassa à rede credenciada. Para se ter uma idéia da gravidade da questão, companheiros do interior ao apresentarem relatórios feitos nas regionais denunciaram fatos que, causam-nos indignação, em Petrolina por exemplo o único hospital que prestava serviços ao Sassepe deixou de atender, assim, os servidores recorrem ao atendimento no hospital Pró-Matre no estado da Bahia ou, deslocam-se para Recife. Várias queixas foram direcionadas quanto ao mau funcionamento e fechamento de agências regionais. Uma companheira da Mata Norte denunciou o envolvimento de representantes políticos do governo que, colocados à dedo por este, para gerenciar agências, servem unicamente como cabo eleitorais, inclusive, utilizando-se dos serviços do HSE beneficiando pessoas (atendimento médico, exames e até cirurgia) não associadas ao Sassepe.
Atestando e consolidando o caráter mercadológico na saúde, assim, como na educação, o governo do estado cria a gratificação por desempenho no HSE (Hospital do Servidor do Estado/PE), os servidores são bonificados de acordo com o desempenho (leia-se produtividade)apresentado.
Quanto ao 0800 esperamos que, a empresa que vai operar o call center (MedAlliane) vencedora da licitação, traga-nos melhorias. A empresa tem 60 dias após a assinatura do contrato para começar a atuar. Que seja breve. Não suportamos mais a CRC.
Com um público de proximadamente 30 pessoas na reunião de hoje aprovou-se a realização de plenárias periódicas, fiscalização e prestação de serviços do Sassepe, organização de comissões de sáude por local de trabalho, realização de debates entre outras coisas.

* Assepe, instituição criada em 2002 é uma entidade representativa dos servidores. Também atua com fiscalizadora dos serviços da rede própria(Sassepe) e da credenciada.



2 comentários:

  1. Concordo plenamente com a colega, o SASSEPE está cada vez pior em todos os sentidos, principalmente para nós do interior. Gastamos tanto(muitas vezes com consultas particulares pois, não compensa esperar uma semana para ser atentido e um mês para ser realizados alguns exames)com as despesas de viagem e muitas vezes somos tratados com inferioridade, só quem tem o sassepe é realmente quem não tem condições de pagar outro plano de saúde, pois, é lamentável o descaso com os usuários.

    ResponderExcluir
  2. Francisca disse:
    Concordo com a amiga esse plano está cada vez mais defasado e precário. Pago esse plano miserável à 37 anos e nunca precisei e agora meu marido está internado no hospital Pro- matre em Joazeiro da Bahia à 40 dias esperando a liberação de um Stent farmacológico pois o caso dele só se resolve com este tipo de stent devido a localização do comprometimento ou seja obstrução e o SASSEPE está negando, enquanto em junho deste ano foi liberado 2 stents farmacológicos pra a Senhora Palmira no mesmo hospital. Isso é uma vergonha para o governo do estado de Pernambuco. Mas não vamos desistir tão fácil assim pois o plano é único o direito é para todos. Vamos nos reunir pessoal e vamos fazer revolução para melhoria porque não temos plano de graça todo mês é descontado no nosso salário. 03/11/2011

    ResponderExcluir