domingo, 1 de maio de 2011

O PENSAMENTO DOS MÁRTIRES DE CHICAGO

a voz dos líderes trabalhistas assassinados em 1886

"Arrebenta a tua necessidade e o teu medo de ser escravo; o pão é a liberdade; a liberdade é o pão".
Albert Parsons

"Cremos que se acercam os tempos em que os explorados reclamarão os seus direitos aos exploradores (...). A luta em nossa opinião é inevitável".
Michel Schwab

"Sempre supus que tinha o direito de expressar as minhas idéias, como cidadão e como homem. Se isso é delito, sou então um delinqüente".
Oscar Neeb

"Por que razão se me acusa de assassino ? Pela mesma razão que me obrigou a abandonar a Alemanha: pela pobreza e pela miséria da classe trabalhadora".
George Engel

"Desprezo-vos; desprezo vossas ordem, vossas leis, vossa força, vossa autoridade. Enforcai-me!"
Louis Lingg

"Se a morte é a pena correlativa à nossa ardente paixão pela liberdade à espécie humana, eu digo bem alto: disponde de minha vida".
Adolf Fischer

"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário (...), enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não podem apagá-lo".
August Spies

"Eu creio que chegará um tempo em que sobre as ruínas da corrupção se levantará a esplêndida manhã do mundo emancipado, livre de todas as maldades, de todos os monstruosos anacronismos de nossas épocas e de vossas caducas instituições".
San Fielden

Fonte: BOULOS JR, Alfredo 1º de maio O Trabalhador vai à Luta Coleção Construindo Nossa Memória Editora FTD

Nenhum comentário:

Postar um comentário