sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Negociação" com o Governo

Com a presença do Secretário de Administração (Ricardo Dantas) do Secretário de Educação (Anderson Gomes) e a Comissão, aconteceu dia 11 às 8 horas a primeira rodada de negociação com o governo do Estado. Porém, para decepção geral, nada de novo foi acrescentado, o governo ainda "não sabe" como distribuir os R$ 71.053 milhões que cabem à Educação. Proposta alguma foi apresentada, falou-se na intenção de enxugar mais uma vez no Plano de Cargos e Carreiras, (para piorar o que já está ruim), ou, conceder progressões pontuais para os servidores que recebem P.I.R ou seja, para àqueles que, com a mexida no Plano passaram a receber complementação para não haver redução salarial. Mostrou-se muitos números ,muitos investimentos governamentais, muita propaganda e, nenhuma intenção em resolver as questões financeiras da Pauta de Reivindicação da Categoria. Quando a comissão colocou a contradição do crescimento econômico do Estado que tem um Produto Interno Bruto superando a média nacional e, paga o pior salário ao professor, o secretário de Administração rebateu dizendo que, " Pernambuco tem fama de rico mas, a receita é de pobre" . Ora, então o que dizer da propaganda alardeada pelo governo em diferentes mídias? Para onde mesmo caminha o crescimento econômico do Estado?
E ainda, para matar qualquer esperança na perspectiva de melhoria salarial,o secretário acrescentou: "2009 foi um ano de crise, 2011 é um ano de restrição, é um ano duro". Lembrem-se que,a crise de 2009 serviu de alegação para que o governo decretasse reajuste zero para o conjunto dos servidores.
Com o secretário Anderson Gomes, discutiu-se pontos da Pauta como por exemplo a questão dos contratos temporários e a chamada imediata dos aprovados no último concurso, restauração da infra estrutura das escolas( parte elétrica, rede de esgoto, abastecimento d'água, cozinha, etc.), falta de mobiliário novos nas escolas, diários de classe, eleições diretas para gestores das unidades de ensino, entre outros. Segundo o secretário Anderson Gomes, muita coisa deixa de ser resolvida no âmbito escolar porque não chega ao conhecimento da Secretaria, disse que, muitos diretores por questões diversas, omitem os problemas da escola e não enviam ofícios fazendo as devidas solicitações. Afirmou que, certas coisas só toma conhecimento quando surge na imprensa. Adiantou que foram compradas 70 mil cadeiras e que, esta semana 4 mil deverão chegar às escolas. Sem nada definido, e, sem nova reunião agendada, concluiu-se o primeiro capítulo da "rodada de negociação" com o governo do Estado. Fica a Comissão no aguardo para o próximo chamado.

8 comentários:

  1. Isto porque este governador demagogo que nós temos disse com todas as letras que o professor este ano teria um aumento tão satisfatório que não teria mais como se queixar de salário. E que este ano seria o ano da educação em Pernambuco.
    Imaginem se não tivesse dito isso.
    É um marketeiro mentiroso, isso sim!

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que tenho o hábito de ler este blog pq se fosse depender das notícias do site do sintepe eu iria achar que a negociação estava avançando maravilhosamente bem!!

    ResponderExcluir
  3. Não é possível mais acreditar que teremos algo positivo com essas negociações entre governo e o SINTEPE.Vou à assembleia só para o ouvi o de sempre: para nós professores,no máximo, teremos o mínimo. Espero simplesmente por NADA.

    ResponderExcluir
  4. Não sei nas escolas em que ensinam, na minha estão nos "conectando". Surpresa! A empresa é da Bahia com baianos trabalhando.
    Eita estado sem pessoal habilitado este nosso! Ou será outra coi$a.
    Não estamos vencidos, somos e temos o poder em nossas mãos, precisamos quem nos lidere!
    Dudu da Copa que nos aguarde em 2011.

    ResponderExcluir
  5. Não cola essa de que PE tem fama de rico mas tem receita pobre, trata-se de uma péssima admnistração ou há uma prioridade de investimentos que esquece quase q completamente o social (educação, saúde - sem prioridades) uma crise total.

    Estados como piaui e maranhão pagam os professores muito melhor que aqui, estes sim são pobres. Fica contratando mais de 5000 temporários e esquece os concursados, acaba de vez com que já ruim, a qualidade do ensino. Vergonha de governo reeleito!!!

    ResponderExcluir
  6. Aqui no interior está ocorrendo mobilizações, abaixo-assinados e vamos pra rua estamos nos articulando porque não da pra ficar parado esperando esmola do governo, o piso é lei e ele tem que pagar, pena que a categoria é desunida tem momentos que me envergonho de ser professora, somos formadores de opinião, educadores. Me pergunto onde estão os professores de PE que não se unem, esperar pelo SINTEPE não dá. Aqui no Sertão vamos pra rua sem o sindicato mesmo. Vamos mostrar que estamos insatisfeitos, que merecemos respeito. Vamos fazer chegar a ele e a mídia nossos protestos. Está na hora da categoria acordar!

    ResponderExcluir
  7. na pagina do Sintepe, se valoriza o interesse do secretário em corrigir indicadores de 2009, não entendo como o sindicato vibra com este falso interesse do governo, se eles querem se enganar façam isto sem enganar os outro professores.

    ResponderExcluir
  8. "Ai, que saudades do futuro!!!
    Do tempo em que Eduardo não é mais governador,
    da época em que professor é valorizado,
    do momento em que o Piso Nacional é pago,
    do dia em que eu não sou roubado, nem ameaçado!!!
    Ai que saudades do futuro!!!"
    Francisco Mesquita.
    (Poeta e Professor - acima de tudo).

    ResponderExcluir