domingo, 22 de maio de 2011

Reunião com a Comissão

A comissão de negociação foi chamada pelo governo para um reunião amanhã (23/05/11) às 11 horas na Secretaria de Administração (Porto Digital).
Estaremos lá para escutar, ou melhor oficializar o que todos já sabem. Certamente virá a indecente proposta de reajuste de 4% e alguns atendimentos da pauta de reivindicação. Coisas 'miúdas', claro que importantes, mas, por constarem na pauta servirão de pretexto para que cinicamente o governador utilize-se das diversas mídias para jogar para à sociedade que atendeu vários ítens da pauta. A exemplo, podemos citar os ítens B.1 (assegurar banda larga à todos os trabalhadores em educação), B.10, que trata da reformulação dos diários, B.13, promover discussão sobre a questão da indisciplina e, como este governo super valoriza bonificações, é possível que atenda ao ítem C.13 que cria gratificação de incentivo a permanência em sala de aula. Por sinal, esse ítem foi comentado pelo secretário de Administração em reunião passada e, se é um assunto considerado simpático ao governo, certamente será danoso para nossa categoria uma vez que, haverá corrida de imediato para sala de aulas de profissionais doentes considerados inaptos para o exercício da profissão mas, que precisam da gratificação para poder pagar as contas.

5 comentários:

  1. Já se fala em greve geral nas redes sociais!

    ResponderExcluir
  2. A direção do SINTEPE tem medo de enfrentar greve no governo de Dudu, medo de que ele retire o dinheirinho sagrado que a gente dá todo mês, se faz de morto pros trabalhadores em educação. GREVE JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  3. O que observo é que esse tipo de greve é fadada ao insucesso.Participei das 2 últimas, mesmo estando no probatório, mas o que é que a gente ganhou? Nadaaaaaaaa, ou melhor, só desconto para os professores.A maioria da categoria não adere. Se na última, tivemos uma adesão pequena, na próxima, essa adesão será bem menor. E não é por que nossa causa não seja justa, mas por que esse modelo de greve já está desgastado e é previsível.O sintepe junto com a categoria teria que encontrar novas formas como: operação padrão (ir para escolas dá apenas 30 min de cada aula ou não dá aula?), confisco de notas e resultados do bimestre, paradas de meio turno, etc..Agora, se for essa grevezinha de nada como sempre, vai se repeti o de sempre:
    1.Na primeira semana, 20% adere;
    2.Na segunda semana, após anúncio de desconto em folha, 10% voltam pra escola;
    3.Na terceira semana, a greve é decretada ilegal, a categoria afrouxa e volta (o pior volta sem nada, esperando uma negociação que nunca se realizará).
    Acho que nós não podemos perder mais do que já perdemos, temos que encontrar saídas mais inteligentes do que as incasáveis greves.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião deveríamos fazer greve sim, mas de maneira diferente.Poderíamos ir pra as escolas assinar ponto, cumprir horário e não receber os alunos, só assim o governo não tinha como descontar dos nossos salários os dias de greve como ele fez na greve passada. Afinal de contas vivemos ou não num país democrático?

    ResponderExcluir
  5. ...Na minha época (Apenope), fazíamos "piquetes" visitando todas as Escolas e pela conscientização (nunca pela opressão) chamávamos os professores a aderir à greve...fechávamos as Escolas...e a luta continuava a despeito de todos os riscos, de todas as consequências...

    ResponderExcluir