terça-feira, 24 de maio de 2011

Comissão e governo

A contra proposta apresentada pelo governo, é uma reafirmação da falta de vontade política em promover melhoras salariais para os trabalhadores em educação. O secretário de Administração (Ricardo Dantas) apresentou poucas alterações à proposta de ontem. Permanece a intenção de pagar o retroativo apenas para os que recebem abaixo do valor do Piso e, em novembro seria acrescido 5% para o nível superior. Administrativos, técnicos, psicólogos, etc., teriam salários reajustados em 4% a partir de setembro igualmente ao conjunto de servidores.
Rebatento mais uma vez a proposta em mesa, a comissão propôs pagamento do Piso (Médio e Superior) em junho, o retroativo para todos à ser pago a partir de julho até outubro respeitando-se a ordem das faixas salariais (I, II, III. IV) e, em novembro, o acréscimo de 5% para nível superior. A proposta apresentada ficou mais uma vez de ser analisada pelo governo. Nada foi fechado no encontro de hoje, a proprosta será apresentada detalhadamente na Assembleia do dia 25 e, segunda feira (30/05) haverá nova reunião com o governo à tarde, o horário ainda não foi definido.

8 comentários:

  1. Parafraseando Amanda gurgel, em Pernambuco tudo é alegado, dos tapurus da merenda ao salário.
    Não vai demorar muito e Eduardo Campos pagará o nosso salário com medalhas. Atingiu a meta, medalha! preencheu o diário, medalha!
    Eduardo, quem vive de bonus é empresa telefônica!

    ResponderExcluir
  2. É Edinho, e por para não causar constrangimentos e retaliações à alguns companheiros do Conde Pereira retirei a postagem dos tapurus. Á intenção é mostrar as mazelas do governo, e não gerar ainda mais danos aos companheiros da escola, tenho vários amigos lá,aí todos viram suspeitos. Essa é a gestão democrática que vivenciamos em Pernambuco.No Torquato (galpão) onde trabalho tem colega que mal fala comigo quando a direção está por perto,mas eu compreendo tudo isso.Certa vez postei nesse blog abusos cometidos pela direção da escola Sizenando Silveira e, como o professor Paulo Vasconcelos é da unidade e amigo meu,passou a ser apontado como o denunciante dentro da unidade. São reflexos do pseudosocialismo instalado em nosso Estado. Veja o que aconteceu nas eleições 2010? O prefeito que não apoiasse Dudu o município seria 'esquecido'.

    ResponderExcluir
  3. Albênia, essa angústia não é só sua, muitas vezes, pelo simples fato de repassar algumas informações que este blog se antecipa ou mesmo uma conversa, questões de nossas reivindicações,já são motivos para não ser bem vista com bons olhos pela direção das escolas em que atuo.
    Essas questões passam ao meu ver, apesar do nível sócio-cultural dos professores, já que se trata de educadores, em relação e comparação com pessoas mais carentes do país,eles preferem não se comprometer. Colegas sem ter acesso às redes sociais é também um dos fatores para o entrave, muitos perguntam por notícias de forma escondida ou se fingem de mortos qdo a direção está por perto. O modelo atual de profissionais, que a gente ver, ainda traz resquícios da época da ditadura e não acompanha a evolução tecnológica de uma forma em geral.
    A educação em Pernambuco, ao meu ver, vive na 'ditadura' só que disfarçada de discursos de pseudo-socialistas e práticas de porão. Quando na verdade, quem deveria dá as ordens seríamos nós!! afinal a escola se caracteriza, como uma importante agência educacional transformadora e socializadora de conhecimento, mas INFELIZMENTE não é assim...
    Tânia

    ResponderExcluir
  4. "A educação em Pernambuco, ao meu ver, vive na 'ditadura' só que disfarçada de discursos de pseudo-socialistas e práticas de porão."

    Concordo plenamente...

    Ditadura dos decretos em Diário Oficial do Estado, ditadura das exigências de notas ao receber as cedernetas preenchidas em menos de uma semana, a ditadura de que temos que aprovar os alunos que não tem condições para tal, a ditadura da política do preconceito - alunos que são do Projeto da Escola Integral recebem tratamento diferente dos alunos do Ensino Normal, ditadura das greves "ilegais", que tanto o Governo decreta, ditadura da merenda alegada - funcionários e professores não podem comer desta merenda, ditadura da imprensa paga - certos jornais não difundem as reais notícias sobre o tema educação.

    Há muitas ditaduras que não citei. Cada um aqui pode acrescentar mais.

    O legal é o fato de o Governo de Pernambuco ter dinheiro para bancar a pré-temporada e estadia do time do Real Madrid, da Espanha (entre 3 e 4 milhões de Reais), mas não ter dinheiro para a folha de pagamento dos professores.

    ResponderExcluir
  5. O que esperar de um governo como esse ?
    .
    .
    .
    Sinceramente, duvido que tenhamos algum mérito na busca por um salário justo, pois sabemos que, na prática, esse tal piso salarial dos professores ainda não satisfaz as nossas reais necessidades... Não trabalho satisfeito faz muito tempo e, agora,na gestão deste nosso governador, tudo contribui para piorar a situação. Cerca de 26 anos em escolas particulares, tendo apenas 5 anos na rede estadual, sinto-me desrespeitado como profissional... Pior: desvalorizado, por alunos, pais, direção, etc... De forma,geral, ser professor do Estado de Pernambuco é hoje motivo de bullying, sem direito à defesa, pois parece que, de fato,parece que a maioria espera chegar o ano de 2012 aguardando o FIM DOS TEMPOS. Esperar mais o quê ? Outras categorias, nesse mesmo governo, conseguem bons resultados. O problema vai além do bom senso. É ditadura mesmo ! Fala-se tanto em violência nas escolas, que esquecem a violência sutil que praticam contra a nossa categoria. Em outros páíses, o REAL MADRID nem desembarcava... O problema é que: TÁ TUDO DOMINADO!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não me convenci de que meu diploma de graduação vale 0,05% como quer Eduardo Campos.Ontem, ouvi um professor (do qual não me recordo o nome) dizer na assembleia que o que importa para o governo são os famosos números de aprovação. Sabemos que grande parte dos nossos alunos não têm a menor condição de avançar de série. Então, se o governo quer os nºs de aprovados, resultados, notas do bismestre, por que também não levar um NÃO! ?
    Faríamos jus ao princípio de que " não é preciso tirar coisa alguma do dominador, basta não lhe dar o que ele pede."
    Acho que os professores já perderam demais, quem tem que perder agora é o governo (as verbas que os governos recebem dependem da amostragem desses números).
    Tânia, infelizmente, é assim mesmo. Mas, antes ser vista com maus olhos pela direção da escola do que ficar se fingindo de morta.
    Por isso, que enalteço e admiro a coragem, disposição e luta da Professora Albênia.

    P.S: À admin. do blog:desculpe-me o meu teclado está com problema em algumas teclas, por isso, às vezes, tenho que remover meu comentário mais de uma vez para ficar mais claro o entendimento...

    ResponderExcluir
  7. O GRANDE PROBLEMA É O QUE FOI POSTO EM OUTUBRO DE 2010, O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS TRATA TODOS OS SETORES PÚBLICOS COMO ABERRAÇÕES E OS SERVIDORES COMO DESCARTÁVEIS. O GOV. BATEU O PÉ VEJA O FEZ NA GREVE DO ANO PASSADO USOU ARTIMANHAS QUE NENHUM GOVERNADOR DA EXTREMA DIREITA TIVERAM CORAGEM DE POR EM PRÁTICA REPRIMIR UM MOVIMENTO GREVISTA LEGITIMO, COOPTOU OS JORNAIS COM AS ASSINATURAS PARA OS PROFESSORES, MAS COM O OBJETIVO DE AMARRAR A VOZ DA 'LIBERDADE DE EXPRESSÃO' TAMBÉM USOU AS VERBAS DE PROPAGANDA PARA SALVAR DA FALÊNCIA DE DOIS GRANDES JORNAIS DE PE, O TERCEIRO JORNAL PERTENCE A UM EMPRESÁRIO-SENADOR DA REPÚBLICA PARCEIRO POLÍTICO DO GOVERNADOR, OUTRA TÁTICA PERVERSA FORAM OS BONOS DE DESEMPENHO QUE ELE DEU PARA QUASE TODAS AS ESCOLAS, QUAL FOI O RESULTADO DE TUDO ISSO 82,84% DOS VOTOS VALIDOS PARA A SUA REELEIÇÃO. E AGORA TODAS AS CATEGORIAS ESTÃO LUTANDO POR AUMENTO DE SALÁRIO E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO INCLUINDO OS PROFESSORES, SABE O QUE VAI ACONTECER, NADA. POIS, ELE TEM LASTRO POLÍTICO SUFICIENTE PARA NOS DESTRUIR, MAIS UMA COISA EU TENHO LIMPA E TRAQUILA EM MINHA CABEÇA, EU NÃO VOTEI NELE E NUNCA IREI VOTAR, POIS ELE PEGOU AS OBRAS DE MAQUIAVEL E HOBBES NO CAMPO POLÍTICO PARA DERRUBAR QUALQUER RESISTÊNCIA E NO CAMPO ECONÔMICO ELE COLOCOU EM BAIXO DO BRAÇO O CONSENSO DE WASHINGTON. QUANDO ISSO VAI MELHORAR SE TOMARMOS UMA POSIÇÃO DE RESISTÊNCIA EXTRAORDINÁRIA, MAS PACIFICA, SEREMOS PERSEGUIDOS POR TODOS: JUSTIÇA, MÍDIA, ALEPE, POLICIA E GOVERNO. MAS SE PERMANECERMOS FIRME E INCÓLUMES A VITÓRIA VIRÁ.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Juliana,você também faz a diferença. Sei da sua incansável luta e das retaliações que sofre na escola em que trabalha. Feliz em vê-la na Assembleia, meu abraço aos companheiros de Moreno.
    Um cheiro.

    ResponderExcluir