segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que foi a reunião com o governo

Teve início hoje(23/05/11) às 11:4o'a segunda rodada de 'negociação'. Como era esperado a proposta apresentada pelo governo em nada atende as expectativas dos trabalhadores em educação. De acordo com o secretário de Administração (Ricardo Dantas), o Piso seria pago em julho e não mais em junho na data base da categoria, além disso o retroativo prometido contemplaria apenas os que recebem abaixo do valor estabelecido para o Piso. A gratificação de incentivo a permanência em sala de aula, viriam em forma de bonificação para os professores (só para estes, e não para toda escola) da unidade que cumprisse metas, coisa semelhante aos bônus atual, porém, a escola não precisaria atingir 50% ou 100% das metas mas, uma vez apresentando um determinado percentual obrigatoriamente teria que aumentar a 'produtividade' para garantir o prêmio ano seguinte. Na verdade quando o ítem C.13 foi colocado na Pauta de Reivindicação e, votado no Congresso de Educação, buscava-se resgatar o famoso 'pó de giz', ou melhor, a extinta gratificação do magistério, uma gratificação permanente e não um prêmio oferecido para alguns em apenas um mês ao ano. Recusando a proposta, a comissão propôs o pagamento do Piso para todos os professores em junho e, com retroativo para os que recebem valor inferior ao Piso os outros, seriam contemplados com o retroativo ao longo dos meses (julho, agosto,setembro, outubro), e também o montante que seria aplicado no bônus , deveria ser utilizado para melhorar a diferença entre o nível Médio e o Superior.
A proposta será avaliada (pensa-se) e dia 24 de maio às quatorze horas a comissão volta a reunir-se como o governo. O secretário de educação Anderson Gomes estava presente ao encontro mas, nada acrescentou sobre as questões financeiras apresentadas.
Ah! ía esquecendo, o secretário Ricardo Dantas acredita que o Piso representa um 'aumento considerável'.
É assim que se faz educação Pernambuco. Este é o reajuste satisfatório que o secretário de Educação garantiu que seria dado aos trabalhadores em educação. Essa política mesquinha calcada em baixos salários e desrespeito aos servidores é chamada de 'valorização profissional'.

5 comentários:

  1. Não sei porque não estou nem um pouco surpreso com isso tudo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não sei como eles conseguem piorar o que já estava péssimo! Esse governo é muito criativo quando o motivo é desvalorizar o professor!
    E que história é essa de aumento só em julho,sem retroativo? A lei é desrespeitada acintosamente e o Ministério Público nada faz!
    Mais uma decepção. Não pensei que pudesse ainda ter outras com esse governo.

    ResponderExcluir
  4. E hoje teve negoespiação?
    Pelo que entendi, Dudu vai fazer mágica e não teremos nem o Piso do MEC, e a reforMULAção do P.C.C. vai entrar para o Guiness Book, conseguindo piorar o IMPIORÁVEL?

    ResponderExcluir