Dia desses, num corredor da Secretaria de Educação, os “educadores” X e Y encontraram-se casualmente e passaram a ter uma conversa trivial. Entre um cafezinho e outro, até chegaram a falar sobre educação, quando X teve uma idéia daquelas que surgem sem avisar.
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- Y, acabei de ter uma idéia mirabolante!
- Y, acabei de ter uma idéia mirabolante!
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- Idéia? Isso é raro por aqui, então diga logo o que foi!
- Idéia? Isso é raro por aqui, então diga logo o que foi!
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- É uma mudança da matriz curricular! Coisa para mostrar serviço, entende? Veja, Pernambuco está dando vexame em desempenho dos alunos, principalmente em matemática e ciências e isso está incomodando, pois a imprensa já noticiou. Precisamos fazer alguma coisa!
- É uma mudança da matriz curricular! Coisa para mostrar serviço, entende? Veja, Pernambuco está dando vexame em desempenho dos alunos, principalmente em matemática e ciências e isso está incomodando, pois a imprensa já noticiou. Precisamos fazer alguma coisa!
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- Ah, entendi... aumentar a jornada escolar!
- Ah, entendi... aumentar a jornada escolar!
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- Ora, não é nada disso! Vamos fazer uma mudança que pareça ser grande coisa, mas sem garantir nenhum resultado! Podemos, por exemplo acrescentar mais uma aula de matemática tanto no ensino fundamental quanto no médio, mas, em compensação, diminuímos aulas de outras disciplinas.
- Ora, não é nada disso! Vamos fazer uma mudança que pareça ser grande coisa, mas sem garantir nenhum resultado! Podemos, por exemplo acrescentar mais uma aula de matemática tanto no ensino fundamental quanto no médio, mas, em compensação, diminuímos aulas de outras disciplinas.
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- Tô entendendo...
- Tô entendendo...
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- Veja: falta professor de química, então retiramos uma aula de química! Não é brilhante? Diminuiremos também as aulas de ciências e de coisas como história ou geografia! Também dá para reduzir disciplinas como sociologia e filosofia, afinal, não servem para nada mesmo, não é?!
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- Veja: falta professor de química, então retiramos uma aula de química! Não é brilhante? Diminuiremos também as aulas de ciências e de coisas como história ou geografia! Também dá para reduzir disciplinas como sociologia e filosofia, afinal, não servem para nada mesmo, não é?!
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(o diálogo é interrompido por uma sonora gargalhada)
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- Acabei de pensar nisso, Y: acho que seria legal deixar sociologia e filosofia apenas em uma série cada uma delas.
- Acabei de pensar nisso, Y: acho que seria legal deixar sociologia e filosofia apenas em uma série cada uma delas.
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- Mas estas disciplinas entraram no programa do vestibular seriado da UPE. Vão cobrar em todas as séries do ensino médio. As escolas privadas vão trabalhar com estas disciplinas ao longo de todo o ciclo. Os alunos da rede pública vão ficar em desvantagem!
- Mas estas disciplinas entraram no programa do vestibular seriado da UPE. Vão cobrar em todas as séries do ensino médio. As escolas privadas vão trabalhar com estas disciplinas ao longo de todo o ciclo. Os alunos da rede pública vão ficar em desvantagem!
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- Mas nossos filhos não estudam em escola pública. Qual a preocupação, afinal?
- Mas nossos filhos não estudam em escola pública. Qual a preocupação, afinal?
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- Ora, X, mas alguém vai reclamar!
- Ora, X, mas alguém vai reclamar!
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- Se o temor for esse, então criamos disciplinas novas. Algo como Direitos Humanos, cidadania, enfim, coisa parecida! Ah, como estamos em Pernambuco, que tal uma disciplina história de Pernambuco? Todo estado faz isso.
- Se o temor for esse, então criamos disciplinas novas. Algo como Direitos Humanos, cidadania, enfim, coisa parecida! Ah, como estamos em Pernambuco, que tal uma disciplina história de Pernambuco? Todo estado faz isso.
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- Bem, X, legal essa idéia de história regional, mas direitos humanos e cidadania não são abordados de alguma forma nas disciplinas de sociologia ou mesmo de filosofia que já existem?
- Bem, X, legal essa idéia de história regional, mas direitos humanos e cidadania não são abordados de alguma forma nas disciplinas de sociologia ou mesmo de filosofia que já existem?
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- São? Eu não sabia... falta de costume com escola... de vez em quando ficamos sem noção do que se passa nelas.
- São? Eu não sabia... falta de costume com escola... de vez em quando ficamos sem noção do que se passa nelas.
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- É, mas nossa função é dizer o que será feito nas escolas mesmo sem saber como as coisas são na prática. Esquenta com isso não, X!
- É, mas nossa função é dizer o que será feito nas escolas mesmo sem saber como as coisas são na prática. Esquenta com isso não, X!
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- Ah, que tal algo ligado à ecologia? Hum... educação ambiental!
- Ah, que tal algo ligado à ecologia? Hum... educação ambiental!
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- Mas isso não faz parte do programa de ciências e biologia?
- Mas isso não faz parte do programa de ciências e biologia?
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- Cara, você me pegou de novo!
- Cara, você me pegou de novo!
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- Puxa, me ocorreu que estas disciplinas novas não terão livro didático e que os professores não foram treinados. Além do mais, estas matérias possuem algum currículo programático?
- Puxa, me ocorreu que estas disciplinas novas não terão livro didático e que os professores não foram treinados. Além do mais, estas matérias possuem algum currículo programático?
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- Danou-se! Temos que pensar em tudo? Ora, Y, os professores que se virem!
- Danou-se! Temos que pensar em tudo? Ora, Y, os professores que se virem!
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- É mesmo. Depois é só anunciar um número qualquer e dizer que os professores foram capacitados.
- É mesmo. Depois é só anunciar um número qualquer e dizer que os professores foram capacitados.
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- Fácil!
- Fácil!
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- Vamos falar da idéia para o chefe!
- Vamos falar da idéia para o chefe!
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- Ele vai achar o máximo e nem vai notar que há coisas que não funcionam na proposta!
- Ele vai achar o máximo e nem vai notar que há coisas que não funcionam na proposta!
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- Cara, mas a direção do Sintepe vai chiar!
- Cara, mas a direção do Sintepe vai chiar!
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- Direção do Sintepe?! Adoro seu senso de humor!!!!!
- Direção do Sintepe?! Adoro seu senso de humor!!!!!
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(mais risos)
(mais risos)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRarará muito bom! Os rumos da educação estão nas mãos de um bando de fdp mesmo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor conta da redução da carga horária de geografia, "empurraram-me" a nova disciplina,HCP (História da Cultura de Pernambuco), pensei que era a sigla de algum novo hospital do Estado.
ResponderExcluirEngraçado, exigem-nos "competência" para ensinar e criam disciplina que normalmente não encontramos literatura sobre a mesma,obrigando-nos assim, a gastar mais tempo com pesquisa.
ATENÇÃO
ResponderExcluirO LINK DA POSTAGEM ACIMA PODE SER UM VÍRUS!
NÃO EXCLUI PARA NÃO HAVER SUSPEITA DE QUE DELETAMOS POSTAGENS. AS POSTAGENS APAGADAS FORAM DELETADAS POR SEUS PRÓPRIOS AUTORES, COISA COMUM QUANDO PERCEBEM ERROS ORTOGRÁFICOS, POR EXEMPLO!
REAFIRMANDO: NÃO CLIQUEM NO LINK ("HERE") DA POSTAGEM ACIMA!
Valeu Paulão!
ResponderExcluirExcelente texto, é a realidade da GRE e do SINTEPE. São Co-irmãos!