sexta-feira, 11 de julho de 2008

Curso de atualização sobre história Indígena

UFPE oferece curso de atualização em História Indígena para professores
Fonte: sintepe
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"O Núcleo de Estudos e Debates sobre a América Latina da Universidade Federal de Pernambuco (Nedal/UFPE) realizará, entre os dias 26 de julho e 16 de agosto, o Curso de Atualização em História Indígena. Voltada para professores (ativos) do ensino fundamental e médio da rede pública, a iniciativa visa a preparar esses profissionais para trabalhar o índio nas salas de aula sob um olhar isento de discriminações e estereótipos. As inscrições vão até do dia 25 de julho e devem ser efetuadas em duas etapas. Primeiramente deve ser encaminhada a mensagem “Desejo efetuar inscrição no Curso de Atualização em História Indígena”, acompanhada de dados do interessado (nome completo, endereço, telefones, escola e nível em que o professor leciona) para o e-mail imagomundi@ig.com.br. Os inscritos receberão uma carta-resposta confirmando ou não a inscrição. Os participantes pagarão uma taxa de R$ 50,00 no 1º dia do curso mediante a apresentação de cartão resposta. Pagamento de taxa a ser realizado no 1º dia do curso sob a apresentação do cartão-resposta. O curso terá 60 horas/aula distribuídas em três semanas, contando com 8 horas/aulas aos sábados, como consta a seguir: segunda à sexta-feira - 28 a 31 de julho e 1º a 15 de agosto - exceto sábados, das 19:00 às 21:40 horas / Sábados – dias 2, 9 e 16 - das 8:00 ás 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas. As aulas acontecerão na sala de vídeo (11º andar) do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE (CFCH-UFPE). Nessa primeira edição do curso, serão disponibilizadas 20 vagas para professores da rede pública estadual e 30 a serem distribuídas entre professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. OBJETIVO - O principal objetivo do curso é de reavaliar e redefinir o lugar dos povos indígenas na História do país e, conseqüentemente, no imaginário social brasileiro já que sua distorção é responsável pelos preconceitos e retaliações que descendentes dessas populações têm sofrido atualmente. O curso atende à lei 11.465/08, sancionada em 10 de março deste ano, que torna obrigatório o ensino da história indígena nas escolas públicas e privadas do país. Para tanto, serão reunidos professores, pesquisadores, estudantes e líderes indígenas que trabalharão a história e a cultura desses povos sob uma abordagem multidisciplinar, fazendo uma ponte entre os conhecimentos gerados na academia e a prática escolar. Através de aulas expositivas e da utilização de recursos visuais (DVDs, imagens digitalizadas, transparências), serão discutidos desde temas mais teóricos como a resistência indígena durante a colonização, legislação indigenista no Brasil e o lugar do índio na formação do Estado Nacional até aspectos mais práticos ligados à educação, como a maneira pela qual o índio vem sendo retratado nos livros didáticos e as possíveis e necessárias mudanças na metodologia de ensino. PARTICIPANTES – A princípio está confirmada a presença dos seguintes professores: Patrícia Melo (História/UFPE), Edson Silva (Educação/UFPE), Peter Schröder (Antropologia/UFPE), Vânia Fialho (Antropologia/UFPE) e Vera Braga (Educação e doutoranda em História/UFPE). Lideranças indígenas e profissionais de outros estados também deverão estar presentes. O curso é coordenado pela Professora do Departamento de História da UFPE, Patrícia Pinheiro de Melo, que também é vice-coordenadora do Nedal. "
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A iniciativa é muito interessante, todavia deveria existir, por parte do governo, melhor disposição para incentivar a participação dos docentes do estado neste curso, viabilizando, por exemplo a gratuidade de participação desses docentes, assim como ofertar melhores horários para a devida participação dos mesmos, visto sermos obrigados, pela necessidade de subsistência, a trabalhar os três turnos. Existe uma necessidade extrema de esclarecimentos e até de melhores abordagens acerca do tema "povos indígenas" no trabalho em sala de aula, além é claro de materiais didáticos sobre o assunto que atenda a toda a rede de ensino público.

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