quinta-feira, 17 de julho de 2008

DE OLHOS NELES...!!



A eleição para vereador e prefeito está se aproximando. As propagandas estão a todo vapor. Nas ruas, a poluição visual é bastante agressiva. Na imprensa falada e escrita, ainda é acanhada.
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Qual o papel da escola nesse filme que não é inédito? Apenas mais um figurante? Não. A escola tem milhares de eleitores e votos que podem fazer a diferença e, portanto merece respeito. Eleitores diretos e indiretos. De todas as idades. Mas, qual o grau de conscientização de cada eleitor desse? Será que diante de tanta corrupção dos antigos e atuais políticos a população escolar está empenhada em dar um novo rumo a essa situação? Cabe apenas ao professor de sociologia ou filosofia conscientizar tamanha responsabilidade?
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Diante desse quadro caótico e vergonhoso de nossos políticos, eleitos por nós, e que não basta apenas a lamentação em bares ou em conversas informais, proponho que a escola (professor, funcionários e alunos) assuma o papel chave nesse filme. Não o papel principal mas, que renda um Oscar como atriz revelação.
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E como a escola deve se tornar essa atriz revelação? Que estratégias devemos tomar? A da informação. Ambiente bastante adequado não acham?
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Até às vésperas da eleição a escola através de seus alunos e apoio dos seus professores, deverão espalhar cartazes nos corredores da escola informando o real papel ou função de um vereador/prefeito. Qual o tempo de seu mandato? Quantos vereadores têm a sua cidade? Quantos reais saem dos cofres públicos para uma eleição desse porte? As promessas dos candidatos são viáveis? Qual a plataforma política dos candidatos a vereadores e prefeitos? A campanha do candidato ‘A’ ou ‘B’ tem sido limpa? A campanha desses candidatos têm somente ataques pessoais aos demais candidatos?
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Mas, para a confecção desses cartazes, deve-se promover debates em sala de aula. O nosso alunado é que fará a pesquisa desses dados.
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Tal atividade terá uma durabilidade de aproximadamente 3 meses. Ficará a critério dos professores em combinação com seus alunos, se haverá ‘pontuação ou não’.
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Após esse período, prefeito eleito e vereadores eleitos, é hora da ‘cobrança’. Como teríamos um País melhor se, nós eleitores cobrássemos dos nossos políticos com a mesma energia e intensidade que cobramos e exigimos dos dirigentes de clube de futebol pela saída daquele técnico ou jogador que tem desempenho pífio. Ah! Seríamos um País do futuro. O País maravilha!

Um comentário:

  1. Sua proposta é interessante e oportuna. Já desenvolvi algo muito semelhante,anos atrás com alunos das três séries do ensino médio. Foi muito divertido e proveitoso pois mobilizou a todos os discentes, pena não ter contado com o apoio de outros colegas.A campanha em questão era para presidente na qual Lula ganhou seu primeiro mandato.Devemos além desse trabalho dar ênfase, como sugeriu, a questão da cobrança pós eleição, pois agora todos os candidatos dizem trabalhar em prol da melhoria da educação, saúde, segurança, etc. No entanto boa vontade em falar não basta, devemos cobrar resultados o tempo todo, pegar mesmo no pé deles, os candidatos eleitos,senão nada acontece de bom e ficaremos todos a ver navios, como de praxe na política atual no Brasil, onde os políticos, em sua maioria, são bons oradores e péssimos cumpridores das promessas de campanha.

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