terça-feira, 25 de setembro de 2007

Capacitação para Gestores

O governo do Estado através da SEc.de Educação está convocando os diretores de escolas para uma capacitação. Em documento de convocação, o governo de forma indireta responsabiliza os gestores pelo estado caótico em que se encontram as escolas. Em outras palavras, visando economia, o curso ensinará os gestores a evitar a depredação do patrmônio público. O documento também faz referência sobre a questão da evasão escolar, para isto, o governo lançará uma "Linha Direta" tipo 0800, para que o aluno possa denunciar o professor faltoso.
Tenho a impressão que alguém está filando a cartilha do "saudoso" secretário de educação Éfrem Maranhão. Lembram dessa época? Por não ter nenhuma política voltada para a educação, o secretário gastava seu precioso tempo editando recadinhos ameaçadores que vinham anexados mensalmente em nossos contra-cheques, sem se falar nas ameaças que sofríamos por parte das direções. A cada reunião que acontecia nas DERES/GERES ( agora GREs) uma onda de terror instalava-se nas escolas, os alunos eram estimulados o tempo todo a fazerem abaixo-assinados denunciando e até pedindo afastamento de professores. Ninguém discordava de nada, tudo gerava advertência (recebi uma tuia delas).
Vejo que os tempos áureos da ditadura educacional está de volta com uma roupagem nova agora, "socialista".
Não exite há uma política educacional para o Estado, buscam-se fórmulas prontas, modelos acabados que dizem dar certo por aí . (Pensilvânia, Patagônia, Lapônia...sei lá). Agora estão pensando num novo modelo importado (E.U.A) onde os professores serão avaliados pela comunidade, pelos alunos e pela equipe escolar, se não passar no teste o profissional será afastado para "reciclagem, se passar, será gratificado.
É a nova invasão cultural norte-americana. Como diz a rede Globo: "Vivemos numa Aldeia Global".

2 comentários:

  1. Acho que se deve sim pegar pesado, muito pesado mesmo, com professores faltosos e enrolões, mas ser avaliado pela comunidade e por alunos mal acostumados durante anos a não estudarem, mesmo assim passarem de ano e ainda acharem que isso é o normal é um pouco demais.

    ResponderExcluir
  2. "...QUE ISSO É NORMAL É UM POUCO DEMAIS."
    Perdoe-me a redundância, mas é BASTANTE, BASTANTE DEMAIS.

    ResponderExcluir