quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Independência?

Já se passaram 185 anos de um certo “brado retumbante” que teria afirmado a independência do Brasil, mas um ato simbólico realizado por um membro da nobiliarquia européia e abençoado por senhores de terras e escravos teria tornado o Brasil uma nação autônoma?

Certamente o Brasil que se mostrou desde aquele 7 de setembro de 1822 não atingiu até o momento a plenitude de sua autonomia.

Ainda estamos presos e retidos em regras ditadas além de nossas fronteiras. Ainda temos uma elite que se apoderou das possibilidades de gerir nossos futuros e mesmo quando nos iludimos que estamos caminhando para sair de um longo círculo vicioso, a repetição de práticas tão gastas insistem em ser executadas.

Algozes de ditaduras hoje posam de “democratas” desgastando o conceito e os ensinamentos contidos nesta palavra que já foi tão decantada por sonhadores, libertários e revolucionários. Muitos de nossos heróis de lutas se renderam diante daquilo que combateram, sendo agora antíteses de suas próprias histórias.

Já é tempo de bradar com a devida sinceridade e compromisso aquele grito que ainda está sufocado. Já é hora da “independência ou morte”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário