Matéria públicada no Diário de Pernambuco, do dia 16 de março de 2010.
Educação // Professor ainda paga para beber água mineral em escola estadual
Pela segunda vez, o cidadão-repórter Paulo Vasconcelos está reclamando sobre a necessidade de professores de escolas estaduais pagarem uma quantia mensal para comprar água mineral. Ele conta que, em média, é cobrado o valor de R$ 3, podendo chegar a R$ 5. Na primeira denúncia, o cidadão disse que a Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas recebem verba para comprar, entre outros itens, material de aula e água. Paulo Vasconcelos pede ajuda novamente e informa à Secretaria Estadual de Educação que é fácil comprovar a cobrança, já que é comum encontrar na sala dos professores o informe com o nome dos professores pagantes.
Lá na escola em que eu trabalho pedem a contribuição da água, mas eu não dou. Eu me recuso completamente a isso, principalmente depois de ouvir numa das assembleias do SINTEPE que a SEE manda verba para isso.Acho essa coisa da água um absurdo! Já que não contribuo, também não bebo a água de lá. Levo a minha de casa. Acho que nenhum professor deveria contribuir com essa "cotinha", mas entendo as condições, alguns professores moram longe, passam o dia na escola etc., acabam tendo a necessidade de contribuir.
ResponderExcluirSinceramente, estamos prestes a receber um reajuste salarial insignificante do Governo e em meio a tamanha espectativa acho que discutir a legalidade de cota de 3 reais de água mineral é, no mínimo, desnecessário.
ResponderExcluirDesnecesário, acredito que seja o seu comentário Rodrigo. A meu ver, toda e qualquer ação que tenha a intenção de nos lesar deve ser exposta sim! Temos de levar ao conhecimento de todos o que acontece nas escolas públicas!
ResponderExcluirCOMENTÁRIOS AFOBADOS NÃO LEVAM A NADA. PRECISAMOS SABER SE O DINHEIRO QUE A ESCOLA RECEBE PODE SER DESTINADO À COMPRA DE ÁGUA. QUAL A BASE LEGAL PARA ISTO. NA ESCOLA EM QUE TRABALHO, UMA PROFESSORA, QUE TAMBÉM É GESTORA NA REDE MUNICIPAL, RECLAMA CONSTANTEMENTE POR TER QUE CONTRIBUIR COM A TAXA. SABENDO QUE NÃO É LEGAL COMPRAR ÁGUA COM O DINHEIRO QUE VEM PARA A ESCOLA, SUGERIU QUE FOSSE DADO UM "JEITINHO" PARA ESSE FIM. O QUE TENHO VISTO É SEMPRE ISSO: NA HORA DE COBRAR OS DIREITOS, NOSSOS COLEGAS SÃO TODOS MUITO LEGALISTAS. QUANDO A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PASSAM POR EMPENHAR SACRIFÍCIOS, RECORREM AOS JEITINHOS PARA LOGRAR ÊXITO. NO FINAL DAS CONTAS, VIVEMOS CERCADOS DE ATITUDES HIOCRITAS, ATÉ MESMO DA PARTE DE NOSSA CATEGORIA.
ResponderExcluir*ERRATAS DO COMENTÁRIO ANTERIOR (PORQUE NOSSA CATEGORIA MERECE O MELHOR):
ResponderExcluir1- "PASSA"
2-"... HIPÓCRITAS, ATÉ MESMO POR PARTE DE NOSSA CATEGORIA"