quarta-feira, 31 de março de 2010

Operação-padrão da PM deu certo!!!

Os policiais militares de Pernambuco reagiram contra a proposta oferecida pelo governo e em 24 horas algumas de suas reivindicações foram aprovadas pela ALEPE em sessão extraordinária.
Tal reação dos policiais militares denominada operação-padrão, ou seja, uma espécie de estado de greve, com ações para despertar a atenção da população, como por exemplo"operação-tartaruga" das viaturas, não abordagem a elementos suspeitos, etc, configurou uma vitória da democracia no estado. O governo não pode impor, e isso foi provado pelos PMs de Pernambuco.
Diante do que aconteceu aos PMs de Pernambuco, fico refletindo sobre a aceitação passiva do SINTEPE diante daquilo ofertado pelo governo, onde boa parte dos professores em vez de ganharem reajuste, tiveram seus salários reduzidos. Estamos bestializados até agora e o SINTEPE nada fez, pois panfletagem e ato já não representam ações cujos resultados sejam significativos, são vozes jogadas ao vento e eles, a direção do SINTEPE, bem sabe disso.
Ao contrário do que aguardava toda a categoria, no dia seguinte após o logro do PISO, "nosso" sindicato festejou seus 20 anos como se nada tivesse acontecido, utilizando para isso as nossas suadas contribuições para comemorar sem lá o quê.
Acho que o SINTEPE é o sindicato preferido do governo, pois não dá trabalho algum. Se cala, é surdo e mudo para as vozes dos associados. Como diz a amiga Arlene: O SINTEPE É SINDICATO PATRÃO. Quem acaba pagando a conta e sentindo na pele somos nós servidores da educação, pois o SINTEPE não nos representa. Para esta diretoria somos importantes apenas na hora de recolher os descontos da contribuição sindical e nada mais!!!

9 comentários:

  1. Somos uma categoria muito passiva. No dia em que o projeto estava sendo votado na ALEPE os professores queriam entrar e muitos foram impedidos,ocupamos a rua e Valéria (Sintepe)de cima do carro de som pedia para termos calma, sairmos das ruas, que o protesto era ordeiro. Na porta da ALEPE os policiais nos ameaçavam dizendo que se fizessemos alguma coisa seríamos vistos, pois tudo tava sendo filmado.
    Nada de choque, nada de chamar à atenção, nem o trânsito conseguimos parar. Defendo medidas mais enérgicas: Ocupação, acampamento,enfrentar o governo nas inauguarções que ele anda fazendo por ai, autdoor c/ denúncias, faixas na frente de cada escola (Educação em LUTO / Eduardo Campos enterrou a educação de Pernambuco,...)promover atos dentro das escolas, etc.

    ResponderExcluir
  2. A nota do Sintepe no JC de hoje, parece mais uma forma de dizer: "Estamos fazendo 'alguma' coisa"... Concordo com vc Albênia, as ações precisam ser enérgicas, principalmente quando um governo age de forma ditatorial como agiu EC. Li também seu texto na seção 'cartas' do JC, oportuno!

    ResponderExcluir
  3. Hoje ficou mais claro ainda o quanto somos fracos e desmobilizados. Enquanto o Sintepe colocava uma nota um pouco mais azeda que de costume, o Governo colocava dois suplementos especiais com as bravatas.
    Portanto, temos a real dimensão desta luta e a desigualdade das forças em jogo.
    Que o sindicato dos policiais é melhor que o sintepe, nada de novo, creio que em matéria de inutilidade este nosso sindicato se compara ao anjo da guarda dos Kennedy.
    Porém reforço meu pensamento de semanas atrás e nos considero lentos demais nas ações, falo isto enquanto grupo, este nosso grupo. A conta já deveria estar aberta no Real e se depositados fossem cem reais teríamos feito faixas e talvez camisas.
    Mas faixas que dissessem ALGO NOVO a população, e não o que eles já sabem, como piso, salários baixos e outras verdades já cristalizadas.
    Comecei minha ação particular, visitem o meu Orkut, instrumento que utilizo para me comunicar com meus alunos e já enchi de perguntas que o levam a pensar e os direcionei para o site do Inimigo da Educação. http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18014606996789878222
    Ah! Mas a policia conseguiu alguma coisa, vamos cair na real, a policia é “importante” (na ótica do governo) e os danos que poderiam ser causados pelas ações que eles ameaçaram e até colocaram em prática seriam prejudiciais a propaganda e estatísticas do governo.
    Não temos apoio nenhum, nem pais nem alunos nem a maioria da classe, já desmotivada e incrédula. Os anos de passividade do Sintepe aliada à baixa estima que fomos conduzidos precisam de bons anos para serem restauradas. Não vejo resultado iminente, mas, precisamos agir visando uma recuperação que seja permanente se ainda der tempo.
    Bom! Falei muito e o que fazer? Já notaram que aqueles casos de pequenos ou humildes trabalhadores se resolvem como passe de mágica quando a imprensa atua? Eita! Mas não contamos com a imprensa! Mas e o Sintepe não colocou a nota hoje no jornal, paga não foi? Então com dinheiro colocaremos o que quisermos, desde que com responsabilidade.
    E o que colocar? Para cada propaganda colocaremos dez mostrando o outro lado. Tantas escolas recuperadas..... Mostraremos outras tantas caindo os pedaços e por aí vai...
    Ações do Grupo: Saber quantos somos, onde estamos e de que forma agir. Temos blogs, SMS e o Skype, onde poderemos a toda hora trocar idéias, informações e trocar textos e opiniões.
    Precisamos DEMAIS trazer alunos e pais para o nosso lado, este é o ponto.

    ResponderExcluir
  4. Caros. Chamei a atenção para a conquista dos PMs porque desconstrói a afirmativa mais utilizada pela direção do SINTEPE: "Eduardo Campos está blindado daí é difícil combater suas atitudes". Ora, para a diretoria é muito fácil afirmar o poder do outro, pois busca justificar sua ineficiência costumeira. Se os PMs conseguiram ir de encontro ao governo, por quê não os professores? Nosso problema é não nos darmos a devida importância e sermos desunidos e mal representados. Isso nos derrota.

    ResponderExcluir
  5. Cara Andrea,
    Tenho a maior admiração por você e seus posicionamentos, mas discordo, com pesar, da essência do teu texto. Nós não significamos NADA para ninguém (opinião pessoal), talvez para alguns de nós (nós dois e tantos outros). Os pais que ainda convivemos (e aposto que conseguiremos mudá-los) querem apenas que tomemos "conta" dos seus filhos. Nossos alunos querem um lugar divertido para onde ir (desconhecem o que uma boa educação pode fazer em suas vidas). A população tem uma péssima visão da nossa competência (investiremos nisto também).
    Sabe por que os PMs conseguem? Eles "protegem" a população e nós (segundo a visão geral, não o que é verdade) não fazemos diferença.
    O medo da violência é muito maior do que o da ignorância do saber.
    Gostaria muitíssimo de estar enganado (juro) e espero estar, mas estes 36 anos de lutas (na escola) nunca me envolvi em lutas pela nossa classe (me arrependo) me disseram que precisamos mostrar nosso papel na sociedade, nos aliarmos aos pais, alunos e comunidade, mostrando quem está falando a verdade e quem é (também) importante em suas vidas.
    Quanto à desunião, é conseqüência da má representação e inúmeros revezes, mas professores como você e tantos outros, um blog que aglutina e cresce cada dia, com integrantes de diversas cidades de nosso estado, não tenho dúvidas que conseguiremos ajustar ações que lentamente, porém eficientemente mudar para melhor.

    ResponderExcluir
  6. Como disse um certo companheiro de grupo:
    Enquanto colocamos livros na mesa de negociação, a polícia coloca uma ESPINGARDA 12.
    A polícia tem as armas e as "armas'...

    ResponderExcluir
  7. O fato é que uma greve de policiais surte bem mais efeito que uma greve de professores, pois afeta diretamente a segurança de todos.
    O nosso problema está em vivermos num país em que educação, infelizmente, não é vista como algo essencial como saúde e segurança.
    Daí a necessidade te termos um sindicato contundente em suas ações e não essa pasmaceira de SINTEPE que aí está.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se li direito, pois eram tantas "rasgação de cera", "balelas" que fiquei enjoada em apenas dar uma olhada, mas não vi nenhuma nota, sobre a educação naquele encarte pró-Eduardo. O que será que está acontecendo, o governo deixando de reafirmar que educação é "prioridade" para ele?

    ResponderExcluir
  9. EXISTE UMA FRASE MUITO INTERESSANTE QUE DIZ "SE VC QUER PAZ PREPARE-SE PRA GUERRA." VENHO ACONPANHANDO ALGUNS COMENTÁRIOS POSTADOS NESTE SITE, MUITAS VEZES DE CUNHO EMOCIONAL FEITOS POR PROFESSORES QUE ESQUECERAM UM POUCO A LÓGICA DA RACIONALIDADE EM RELAÇÃO A ENTIDADE QUE OS PREPRESENTAM.BEM PARA INICIO DE CONVERSA VAMOS ANALISAR ALGUMAS SITUAÇÕES DE MODO REFLEXIVO DEIXANDO DE LADO UM POUCO A EMOÇÃO.O SINTEPE VEM AGINDO DE ACORDO COM QUE É DELIBERADO NAS ASSEMBLÉIAS, MAS OS PROFESSORES INFELIZMENTE NÃO AGEM DE ACORDO COM AQUILO QUE APROVAM EM ASSEMBLÉIA, O QUE É LAMENTÁVEL.ALGUNS RECLAMAM NA FALTA DE ATITUDES DOS DIRIGENTES DO SINTEPE EM RELAÇÃO AO GOVERNO,MAS SE ESQUECEM QUE OS PROFESSORES SÃO EM SUA MAIORIA RESPONSÁVEIS POR ESSA INERCIA, UMA VEZ QUE DEIXAM DE FAZER SUA PARTE, DELEGANDO TUDO AO SINTEPE,ALGO TAMBÉM LAMENTÁVEL DO PONTO DE VISTA DO COMPROMENTIMENTO COM A CAUSA.OUTRO FALTO QUE ME CHAMA A ATENÇÃO É QUE EXISTE UMA TORCIDA DO QUANTO PIOR MELHOR EM RELAÇÃO A FORMA QUE O SINTEPE VEM CONDUZINDO A LUTA,POIS ESSE SENTIMENTO É DESAGREGADOR E DEMONSTRA FALTA DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE,COM ISSO FRAGILIZA A LUTA E DIVIDE AO INVÉS DE UNIFICAR FORÇAS CONTRA O GOVERNO.EU ACREDITO QUE TÁ NA HORA DE DEIXAR O DISCURSO FÁCIL DE LADO, BEM COMO OS COMENTÁRIOS OPORTUNISTAS.JÁ QUE O SINTEPE NÃO É DA DIREÇÃO,MAS DA CATEGORIA QUE DE FATO ACREDITA EM SUA ENTIDADE, SEJA EM QUE SITUAÇÃO POSSA ESTAR.PORTANTO EXISTE UMA FRASE QUE ILUSTRA BEM O MEU HUMILDE COMENTÁRIO "ÚNICO CRITÉRIO DA VERDADE É A PRATICA." E AÍ QUE PRATICA VC ANDA FAZENDO PARA MELHORAR A LUTA DO SEU SINDICATO OU VC É DO TIPO PROFESSOR QUE TORCE PARA AS COISAS FICAREM PIOR DO QUE ESTÁ SÓ PRA TER O QUE DIZER EM MESA DE BAR,OU SEJA FAZER CRITICA POR FAZER EXERCITANDO ASSIM O SEU EGO PESSOAL DE PSEUDO FORMADOR DE OPINIÃO.PENSE NISSO.POIS A LUTA AINDA É DE TODOS!!!!

    ResponderExcluir