terça-feira, 2 de março de 2010

Reunião com o Governo

Mesa de negociação
.
Marcada para acontecer na Secretaria de Administração (Porto Digital)e remarcada de última hora para o prédio da rua da Moeda, sem a presença do Secretário de Educação, contando apenas com representante da Secretaria de Administração, e de Ivoneide Dantas da SDP (Superintendência do Desenvolvimento de Pessoas), teve início hoje às 9 horas da manhã a primeira (frustrada) reunião da Comissão de Negociação com o governo do Estado em 2010.
Alegando estar fechando os números referentes às questões financeiras, o representante do Governo ressaltou que, os dados apresentados pelo Sindicato, em relação ao reajuste do valor do Piso Salarial oneraria a folha de pagemnto em torno de R$ 75 milhões a mais do total atualmente pago (ativos: 64 milhões, aposentados: 34.5 milhões). Afirmou, "ser uma conta MUITO ALTA, fora da realidade do governo".
Em contra partida Heleno Araújo (presidente do Sintepe) lembrou que, os recursos destinados para a educaçao são diferenciados de outras categorias, que parte do dinheiro do FUNDEB deixou de ser aplicado na educação, e que houve aquisição de empréstimo no valor de R$ 154.000,000 (Banco Mundial) e parte alguma desses recursos foram repassados para as remunerações dos trabalhadores em educação.
O que ficou claro na reunião foi a indisposição do governo em atender a pauta de negociação. A pauta aprovada em assembleia e entregue é a mesma do ano passado, portanto as questões nela inclusa não são desconhecidas, mesmo assim, o governo ainda não tem proposta para apresentar a categoria. Em 2009, entregou-se a pauta em março e em todas as reuniões o governo não apresentava propostas, utilizava-se da crise econômica mundial para não dar o reajuste solicitado pela categoria, porém o PIB Pernambucano teve aumento de 7.2% superando a média nacional de 6.8%, inclusive o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando B. Coelho cansou de afirmar através da mídia local que, Pernambuco tinha muito o que comemorar e que, andava muito animado com a crescente economia do Estado.
Há previsão que o governo conclua o levatamento dos dados financeiros até sexta -feira, e que a comissão seja convocada para reunião dia 8 ou 9 desse mês.

10 comentários:

  1. Não espero nada de bom desse governo. Critico muito o sindicato, sei que muitas vezes falta mais dinamismo, mas sabemos que na hora H muitos professores não vestem a camisa. Na última reunião do sindicato aqui em Petrolina, pouquíssimos professores compareceram. É preciso fazer algo!!! O que é pior é que esse governo é truculento, e não temos uma oposição...emfim não tenho muita esperanças de melhoras.

    ResponderExcluir
  2. O que tenho feito e muito é estudar para ver se saio da educação!

    ResponderExcluir
  3. Só a suprema corte de justiça pode fazer com que o governo do estado cumpra lei.
    Não adianta perder tempo discutindo propostas que já foram apresentadas e recusadas em anos anteriores.
    o nosso caso é para ser resolvido por uma corte, por pessoas que entendam e apliquem a lei.
    Pode chover verbas do FUNDEB e do Banco Mundial e este governo vai continuar a alegar não dispor de condições financeiras.
    No que se refere à educação Pernambuco é um estado falido e sem previsão para se reerguer. Paga o pior salário do Brasil aos seus docentes, todavia não economiza na propaganda.
    E por falar nisso quanto custa a propaganda governamental diariamente vinculada nos jornais, televisões, rádios, outdoors, etc?
    Alguém já parou para fazer esta relação: O gasto com outdoors equivale a quantos milhares de salários de professores do estado?

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Campos joga o jogo dele, sempre jogou, não é porque ele veio para derrotar Mendonça(Jarbas)que o sindicato tinha que beijar-lhe os pés. Sindicato é sindicato e patrão é patrão, jamais haverá alinaça, a não ser que o sindicato se venda. Podemos nos posicionar contra Jarbas sem necessariamente estar ao lado de Eduardo. Aqui no sertão do Estado não se morre de amores nem por um nem pelo outro, mas parece que na capital o amor por eles é grande. Maior que os dois é a necessidade de termos um salário digno para que possamos viver com dignidade. Deixemos a política partidária de lado e lutemos por um salario justo pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Essa mesa permanente de negociação é o que podemos chamar de caminho mais rápido do NADA para LUGAR NENHUM! De fato, tudo leva a crer que mesmo num ano eleitoral, NÃO vamos ter aumento de nada, a não ser de mais trabalho (viram a novidade da nova caderneta ? que para cada atividade tem uma recuperação paralela!). Infelizmente, ninguém segura mais DUDU.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto a aprovação do Eduardo estiver em alta, ele nunca vai/
    atender as nossas reivindicações.
    Professor não faz nenhuma dife-//
    rença. Portanto para Eduardo, nós
    somos INDIFERENTES.

    ResponderExcluir
  7. A única maneira de fazer o governo obedecer a Lei do Piso Salarial é no STF, pois como já demonstrou na campanha salarial de 2009, não está disposto a negociar, já que acha que não precisa dos professores para se reeleger.

    ResponderExcluir
  8. Rsssssssssss...a ilustração está ÓTIMA,resume tudo... rssrssssssssssss.
    Quanto as cadernetas Ricardo, num quero nem saber mando-as pro inferno, faço da minha maneira, sou eu que sei o momento e as formas de avaliar. Inclusive nem entro naquele calendáio ridículo de avaliações ditado pela SEE.
    Aproveitamos o espaço da reunião de ontem, e solicitamos encontro com Ivoneide Dantas (SEE/SDP) para discutirmos questões pendentes: Redução do número de aulas de algumas disciplinas, imposições qto. ao preenchimento dos diários, arbitrariedades cometidas pelos gestores/as das escolas e outras.

    ResponderExcluir
  9. Desculpem-me os colegas mas o Supremo Tribunal Federal está tão corrompido quanto as outras instituições deste país. Professor não pode contar com juiz, sindicato, deputado, governador, presidente, vereador, senador ou qualquer outra autoridade deste país. O único que pode nos ajudar é Deus, mas ele não nos dá o peixe (salário digno)dá apenas a vara (a sabedoria, a coragem) para "pescarmos" outro emprego bem longe deste inferno que tornou-se o nosso país.

    ResponderExcluir
  10. O STF não nos ajudará...esqueceram que depois de transitado e julgado a nossa isonomia foi para o espaço com uma simples manobra de Jarbas Vasconcelos e seus amigos pilantras do Supremo?

    ResponderExcluir