domingo, 7 de março de 2010

Desfiliação Sindical: aspectos favoráveis

Diversos colegas já apontaram anteriormente sobre a possibilidade de desfiliação em massa. Tal possibilidade a primeira vista me assustava, visto que se com o sindicato a coisa já não se apresenta positiva para a categoria, imagine que sem ele como a nossa situação ficaria?pior? ficaríamos mais indefesos ainda a meu ver, afinal existe sempre o aspecto de querer mostrar serviço, por parte do sindicato, que procura se deter com coisas pequenas que nunca dizem respeito a combater a política eduardina e seus objetivos para com a educação e os educadores do estado.
Todavia, consiste em crescente incômodo para a categoria o fato de que investimos dinheiro em vão no movimento sindical. O nosso retorno, ou seja, aquilo nos ofertado pelo sindicato, não compensa tal investimento. Eu por exemplo, gasto com contribuição sindical quase R$150,00 ao ano, imagine isso multiplicado por mais de 20mil associados.
Seria bom imaginar como os nossos nobres colegas da atual diretoria do SINTEPE passariam sem contar com esta dinheirama. Melhor imaginar o que cada regional poderia fazer com este dinheiro? Anúncios em jornais, outdoors, cartas-abertas à população em geral, anúncios em rádio, entre outros. Cada canto de Pernambuco fazendo sua parte, afinal quanto mais descentralizado melhor, pois assim não seríamos indefesos locados na região metropolitana, área bem mais difícil de agregar as idéias e as pessoas.
2010 poderia ser o ano de combate efetivo a inércia do SINTEPE. Se nada fazem, nada recebem e melhor: NÃO PODERÃO CONTAR COM A PRETENSA "MASSA DE MANOBRA" NAS MÃOS. Que tal elegermos 2010 como o ano da não contribuição sindical?Isso seria um revide à altura da postura ineficiente do sindicato. Alguém já pensou em uma nova associação sindical fundada só por professores?Seria um alternativa a ser pensada.
Acho perigoso muitos optarem em ver no Alternativa uma oposição com vistas a eleição de uma chapa eleitoral para as próximas eleições do SINTEPE. Não constituímos um grupo, somos apenas um canal de propagação de idéias do MOVIMENTO PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS EDUCADORES DE PERNAMBUCO. Portanto colegas professores, a alternativa para nossa situação atual seria a criação de setoriais que fossem a representação plena da categoria numa espécie de delegação com cada setor trabalhando, denunciando a situação crítica e falida da educação na sua área de atuação.
Quando as eleições ficarem mais próximas vou ficar feliz em saber que cada canto do estado está se articulando viabilizando uma melhor opção para dirigir o nosso sindicato. Tal opção deve ser heterogênia e sem vínculos com partidos políticos: deve representar apenas a nossa categoria.

36 comentários:

  1. Isso é coisa de Porra Louca!!!quanto pior melhor.Como não tenho competência para ganhar no voto!!acabo o sindicato e me vingo.Pior que tem tanta gente alienada nesta categoria que vai aplaudir a idéia jumentesca. Sei que como da outra vez que critiquei vão censurar e esta postagem não vai ser colocada no "ar.Os "democráticos" opositores do sindicato não aceitam críticas.

    ResponderExcluir
  2. A idéia é ótima, pois estamos sustentando nossos opositores, pois o princípio de qualquer Sindicato É DEFENDER o trabalhador e não engana-lo, como ocorre no SINTEPE, o qual FAZ DE CONTA que nos defende, mas está do lado de Eduardo, tanto é verdade que jamais bateu de frente no carrasco em propaganda alguma...por isso, acho mais do que justo a desfiliação de todos até que tenhamos uma renovação total no sindicato.

    ResponderExcluir
  3. Andre você foi muito feliz no texto, concordo com tudo que vc disse, e a ideia e essa desfiliação em massa desse sindicato que não nos defende, apenas engana, enrola, mas na verdade esta de coloio com o governo! Rumo ao fim da atual direção do SINTEPE!

    ResponderExcluir
  4. Acho a idéia excelente.Há muito tempo deveriamos ter tomado está atitude.conheço outros companheiros que acatarão a idéia e outros que nem sindicalizados são por não acreditarem nessa entidade que nos usa como moeda de barganha.

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo, Parabéns.
    Como colocar na prática?

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou sindidalizada. Nunca fui, nem pretendo ser, pelo menos enquanto não ver um atitude digna e respeitosa por parte desse sindicato para com os professores.Também não menos por isso deixo de participar dos movimentos, participei das duas últimas greves, mesmo estando em estágio probatório.Acho que seria uma boa a desfiliação do pessoal pra ver se eles acordam e ajem. Infelizmente, as coisas no Brasil só funcionam quando pesa no bolso. Não seria o mesmo com o nosso sindicato? Outra coisa, vejo muita gente que é sindicalizada, mas não participa de nenhum movimento, greve, assembleia, nada a favor da categoria.Apenas a carteirinha serve para pegar as entradas das festinhas promovidas pelo SINTEPE.

    ResponderExcluir
  7. Tradesports.
    Para concretizar a desfiliação basta preencher formulário. Creio que devemos nos dirigir ao SINTEPE para pegá-lo.Também seria bom nos informarmos no setor financeiro da SEE, no 5º andar do edifício Pernambuco.

    ResponderExcluir
  8. Honestamente, não acho que esta seja uma opção muito boa. A direção do sindicato é - e deve ser - objeto de críticas, mas a instituição sindical deve ser resguardada em nome da categoria. Esta estratégia de esvaziar o sindicato para atingir sua direção tem um ar um tanto golpista e, mesmo sendo crítico da atual direção, não vejo esta iniciativa como um caminho correto.

    Esta decisão pode ter caráter individual, mas não me agrada a ideia de ver uma campanha articulada neste sentido.

    Não temos outro sindicato a não ser o SINTEPE.

    Infelizmente a politicagem barata tomou conta de sua direção, no entanto, pregar uma campanha de desfiliação em massa não é fazer oposição à direção sindical e sim encampar uma iniciativa suicida cujas consequencias podem ser amplamente desfavoráveis.

    Há estados que até possuem mais de uma entidade sindical nas bases de servidores da educação. Em São Paulo, por exemplo, há a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação), Apase (Sindicato dos Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo), Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) e Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo).

    Esta fragmentação pode ser questionável, mas é uma realidade.

    De qualquer forma, esta opção é bem melhor que a implosão do sindicato que possuímos.

    ResponderExcluir
  9. Já estava pensando em me desfiliar do SINTEPE e depois da leitura do texto reforçou ainda mais a minha vontade. Desta forma , como posso fazer a desfiliação? quais os passos devo tomar?

    ResponderExcluir
  10. respeito a opinião de Paulo Alexandre, mas discordo, pois na realidade, não é uma implosão...é uma reação perante um sindicato que não nos defende e nem é contra o atual governo...aliás, é aliado de Eduardo...em virtude disso, não vejo outra saída a não ser a desfiliação até que uma nova diretoria seja empossada e seja realmente digna de usar nosso sofrido, suado e chorado salário em defesa da categoria e não em proveito próprio, sugando nosso sangue, como se vê atualmente...

    ResponderExcluir
  11. Desfilição em massa é o caminho mais curto para afundarmos de uma vez por todas a categoria. Se estamos insatisfeitos com a direção sindical, façamos oposição, divulguemos notas em jornais (sessão de cartas, por exemplo), em meios eletrônicos em sites diversos...
    Não podemos e também não devemos nos deixar levar por uma vingança contra diretores do SINTEPE e enfraquecer ainda mais nossa já frágil situação.
    Peço que repensemos essa decisão, nobres colegas. Nós e paenas nós temos a perder com isto.
    Um abraço a todas e todos.

    ResponderExcluir
  12. Mais afundados do que nós estamos é impossível...estamos no fundo do poço, oprimidos, cobrados, acochados, espremidos, pressionados...o próprio sindicato, que em tese seria nosso defensor, é nosso inimigo, pois está aliado, de braços dados com o Governo, além de sugar nosso sangue (o nosso salário).

    ResponderExcluir
  13. ESSA CATEGORIA JÁ DEU TODAS AS OPORTUNIDADES PARA A NEGOCIAÇÃO. E O QUE RECEBEU EM TROCA? DESCONTO NOS SALÁRIOS E HUMILHAÇÃO. MAS NÃO SÃO APENAS OS INTEGRANTES DO GOVERNO QUE ENTENDEM DE TÁTICAS DE GUERRA. ELES SABEM QUE SE MEXEREM NO BOLSO, A CATEGORIA ENTREGA OS PONTOS. O MESMO SERVE PARA O OUTRO LADO. SE MEXERMOS NO BOLSO DO SINDICATO, QUE É ALIMENTADO POR NÓS, ESTAREMOS FAZENDO UM BEM À NOSSA CATEGORIA: DEIXAR DE SER "REPRESENTADOS" POR QUEM, VERDADEIRAMENTE, REPRESENTA O GOVERNO. LANCEMOS UMA CAMPANHA DE DESFILIAÇÃO IMEDIATAMENTE. SE NÃO TIRAMOS DANILO, NÃO ALIMENTEMOS OS APANIGUADOS DELE. DESFILIAÇÃO AGORA!

    ResponderExcluir
  14. E pq não começarmos a fazer campanha desde já para a desfiliação nas escolas, junto aos nossos colegas??!!!

    ResponderExcluir
  15. Essa é uma proposta extremamente infeliz pois parte da ideia de que iniciativas individuais vão resolver alguma coisa. A desfiliação ao sintepe é uma reação negativa pois não apresenta nenhuma alternativa para a categoria..pode ser muito bom para satisfazer nossos egos ou para nosso individualismo pequeno-burguês mas é um desastre para a categoria.
    A saída é a de sempre...construir a oposição!convidamos os companheiros acima a participarem da mesma!

    ResponderExcluir
  16. Desastre para a categoria é a situação em que estamos agora...nosso dinheiro está financiando a atual gestão do SINTEPE, a qual é nossa inimiga e trabalha ao lado do governo contra nós, e o que é pior, USANDO NOSSO SOFRIDO DINHEIRO CONTRA NÓS MESMOS...

    ResponderExcluir
  17. A conquista sindical é um dos melhores bens para a sociedade moderna. Não vamos dar um passo, ou melhor, quilômetros atrás. Desfiliação não é o caminho correto. Pode ser o mais fácil, porém não a melhor opção para a CATEGORIA. Pensemos nesta, não em satisfação individual e mesquinha. Pensem melhor, colegas.
    Um abraço.
    Profªa Clea.

    ResponderExcluir
  18. A conquista sindical só é um bem quando faz bem ao sindicalizado...se o sindicato não cumpre isso, perdeu o sentido de ser sindicato e passou a ser qualquer coisa, menos sindicato, pois o princípio do sindicato é DEFENDER E ESTAR AO LADO DO SINDICALIZADO, coisa que o SINTEPE não faz.

    ResponderExcluir
  19. Parece que vocês esquecem que o sindicato teve o desconto em folha cortado pelo governo jarbas, e nem por isso o sindicato acabou, se realmente vocês querem mudar alguma coisa se organizem para mudar a direção, fazer uma oposição forte ecom muitas pessoas

    ResponderExcluir
  20. É COMPREENSÍVEL QUE BUSQUEMOS MEDIDAS EXTREMAS CONTRA OS MALES QUE NOS AFLIGEM. A DESFILIAÇÃO É UMA DELAS. ENTRETANTO, O QUE NOS IMPEDE, JURIDICAMENTE, DE FORMARMOS UM OUTRO SINDICATO? O QUE NOS IMPEDE DE NOS UNIRMOS EM TORNO DE UMA ORGANIZAÇÃO QUE NOS APRESENTE OUTRAS ALTERNATIVAS DE COMBATE? QUE TENHA OUTRA FILOSOFIA DE AÇÃO? SOU A FAVOR DA DESFILIAÇÃO DESTE SINDICATO, MAS NÃO VEJO LUTA SEM UNIÃO. E SÓ EM GRUPOS E ORGANIZAÇÕES É QUE PODEREMOS ESTAR FORTES. SUGIRO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA ASSOCIAÇÃO PARA OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NESTE ESTADO, INSATISFEITOS COM A ATUAÇÃO(?) DO SINTEPE, E QUE NÃO SE SENTEM REPRESENTADOS POR ESTE. PRECISAMOS DE SANGUE NOVO.

    ResponderExcluir
  21. Sabemos que a OPOSIÇÃO ao SINTEPE não tem competência de articulação para concorrer contra a atual direção do SINTEPE.Isso ficou provado na eleição passada, onde a mesma não conseguiu administrar a credibilidade que tinha na eleição anterior e diminuiu de forma desastrosa o quantitativo de votos.Porém, assumir de forma vergonhosa que não tem essa competência através da campanha de desfiliação, escancarando descaradamente o que já sabíamos, não sei é cômico ou trágico.Isso é o atestado de INCOMPETÊNCIA ou DUDU MARVADEZA tá patrocinando esta campanha VERGONHOSA?
    E UMA QUESTÃO LÓGICA...SE SOU OPOSIÇÃO ALMEJO "CHEGAR" A DIREÇÃO...INCENTIVAR A DESFILIAÇÃO É ATESTADO DE BURRICE.
    POR FAVOR!!!!PRATIQUEM A DEMOCRACIA QUE TANTO
    TEORIZAM E PUBLIQUEM MEU COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir
  22. Mariano tá preciando ser internado!!!ele disse na Assembleia que a "Oposição" era contra a campanha de desfiliação. Ora, este blog e de responsabilidade da oposição.Inclusive a maioria das postagens de apoio a desfiliação é assinada por pessoas do grupo da oposição. A quem vocês acham que enganam? aqui vocês têm um discurso nas Assembleias falam o contrário.Típico de Porras loucas.

    ResponderExcluir
  23. É preciso o sintepe sair do âmbito da influ-
    ência da deputada Tereza Leitão. Ela represen-
    ta, de forma muito bem disfarçada, o Geverno de Eduardo Campos. Essa suposta luta dela em defesa dos professores é pura balela.
    Cuidado Srs. Diretores do Sintepe, porque até mesmo no interior já se cogita tal atitude por muitos professores. Pensam até em criar uma Associação para de fato defender os Educadores de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  24. Sou contra a desfiliação em massa, pelo fato de que essa atitude não resolveria o proble-
    ma. Mas sou a favor de que o Sintepe se afas
    te de pessoas ligadas ao governo, principal-
    mente políticos da situação, que em nada vai
    nos ajudar e que fique com um " pé no sindicato
    e outro no Palácio do Governo".
    Cuidado! Aqui no interior já há rumores para a
    criação de uma Associação em defesa dos profes-
    sores da rede estadual de educação.

    ResponderExcluir
  25. Já observaram o novo site do Sintepe? Não en-//
    contramos nele o FALE CONOSCO nem o CONTATO.
    Mim parece que a Direção não quer opinião de seus associados. Pode isso?

    ResponderExcluir
  26. A saída da educação é sair da educação: aqui em Pernambuco é o fim do mundo:
    - entra governo e sai governo e continuamos com o pior salário do país
    - o SINTEPE é aliado do governo
    - a imprensa é cooptada
    - a justiça, nem se fala
    - o que estava ruim, ficou pior: a greve é rapidamente decretada ilegal, nosso salário é rapidamente cortado e somos rapidamente substituidos.
    - o SINTEPE não bate em Eduardo de jeito nenhum: não sai uma nota diretamente endereçada ao carrasco: o exemplo supremo foi o atual outdoor, um primor de criatividade, onde ninguém é criticado.
    - Sou a favor da criação de uma Associação, pois do jeito que está não dá mais: a saída é sair rapidamente dessa educação.

    ResponderExcluir
  27. Caros colegas.
    Gostei muito de boa parte dos conteúdos dos comentários.
    Uns aderindo a minha idéia e admitindo que o SINTEPE não tem mais jeito, outros anônimos apontando a idéia de desfiliação como algum projeto da "oposição que não consegue ganhar eleição"
    Caros diretores do SINTEPE que acessam com freqüência o conteúdo deste blog: nunca me candidatei a nada, não concorri a eleição alguma do SINTEPE, e nem pretendo até o momento. O movimento sindical, do qual o SINTEPE faz parte, hoje é obscuro e defende algo que não diz respeito à categoria alguma.
    Fiz questão de destacar algo no meu texto, notado apenas por professores do interior do estado: a idéia para a criação de uma nova associação para aglutinar os educadores do estado de Pernambuco, pois o SINTEPE não representa ninguém da educação e que viva com salário de professor.
    Passei anos ouvindo o blá, blá, blá do SINTEPE. Será que alguns de vocês acreditam que isso irá mudar? se não partirmos para nos organizar nos contentaremos com mais 30 anos de blá, blá, blá!!!
    Não desejo ficar sem representação sindical, todavia não pagarei por algo que não acontece, por isso defendo a desfiliação do SINTEPE. Vou aguardar os colegas interessasdos de todo o estado se pronunciarem a respeito desta nova associação de professores. Apenas de professores.
    Será preciso muita coragem e empenho por parte de todos os insatisfeitos: todos devem colaborar para a criação desta nova associação.

    ResponderExcluir
  28. Além e 'anônimo' o colega que postou parece-me um tanto desinformado. Precisa ter acesso a composição da Chapa passada para poder afirmar com segurança que estamos postando no blog incentivando a desfiliação.
    Se isso fosse verdadeiro, nós seríamos os primeiros a desfiliar-nos, correto?
    Vários são os que fazem oposiçao ao Sindicato e o colega deveria ter maturidade suficiente para compreender isso ao invéz de sair atirando pedras.
    O ALTERNATIVA é um espaço aberto e foi criado, pelo nosso amigo e mestre Paulo Alexandre (que nunca foi chapa), no período da greve de 2007. Portanto no blog acessam todos, inclusive você que apreoveitou o espaço pra descarregar seu neveno, mas tudo bem, a psicologia se encarrega de entender e explicar ações como essa.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  29. O blog é um espaço para manifestação de ideias. Geralmente estas ideias criticam a direção do SINTEPE porque não somos obrigados a concordar com sua atuação. Vejo aqui mais críticas e denúncias contra a política educacional do governo do que no site do sindicato ou nas notinhas vazias que o SINTEPE publica nos jornais locais.

    O blog não é uma chapa eleitoral. Nunca foi.

    Como este é um espaço para discussão de ideias, elas são colocadas sem mediação ou censura. As ideias aqui expressas são de responsabilidades de quem as concebeu e não são diretrizes impostas a ninguém.

    A professora Albênia é a atual proprietária-administradora do blog e aposto que ela não fará reserva no sentido de impor um direcioamento editorial para o blog, pois ela sabe ser democrática e sabe respeitar a diversidade de opiniões. Também sei que ela está disponível para habilitar mais autores no blog, pois esta ferramenta digital não é um instrumento de nenhum grupelho.

    É importante registrar isso porque nem sempre é fácil entender ou lidar com a liberdade de opiniões.

    A professora Andrea fez uma exposição corajosa que expressa sua indignação justa sobre a situação do sindicato.

    Não concordo com a ideia de uma campanha de desfiliação em massa, mas não há nada da ilegítimo em sua opinião.

    ResponderExcluir
  30. Inicialmente gostaria de convocar os anônimos a colocar além de suas idéias os seus nomes ou logins, desta maneira ficarão mais transparentes seus posicionamentos e que segmentos representam.
    Vou ser mais direto o por momentos duro.
    Nunca pensei em ter qualquer cargo em nossa categoria, mas confesso, tenho pena da atual que tive contato visual através das raras aparições nos telejornais ou naquele ridículo stand na Bienal (que passei ao largo). Não me considero representado por aquelas pessoas que não demonstram um perfil para enfrentar este governo. Não precisa ter uma atitude leviana para cogitar que a leveza na postura aparenta vantagens.
    A criação de outra entidade que nos represente não é mais fato para considerações e sim ação imediata. Quanto à desfiliação: será conseqüente a criação desta nova entidade, portanto será apenas uma questão de tempo e ordem.
    Após 37 anos trabalhando para este governo não conseguirei ver as mudanças que esperava, por questões fisiológicas e naturais, se mudanças não começarem JÁ. TCE e seus irmãos metralhas (eu sei do que estou falando, portanto não se atrevam a questionar) Justiça e o proprio governo nunca nos permitirão alcançar o que temos por direito. Vamos expor a podridão de forma contínua e sistematizada. Logo teremos respostas. Não sei se notaram, mas de dias para cá estamos incomodando muita gente, imaginem com outra entidade e muitos outdoors com mensagens verdadeiras nas ruas. Parabéns a professora Andréa.

    ResponderExcluir
  31. Defendo que não sejam permitidas postagens anônimas no blog. Quem dá uma opinião ou a assume ou vá procurar outra freguesia

    ResponderExcluir
  32. Gente, vamos sistematizar uma associação de real defesa dos direitos dos profissionais em educação. Não contribuo com o SINTEPE há tempos, pois já havia perdido as esperanças no movimento sindical. Sinto uma necessidade imensa de participar de um movimento sério, responsável e comprometido, em uma organização com esses mesmos valores. Só estou esperando a marcação de dia e hora para começarmos esse novo tempo. Marquem e estarei lá, para preencher a minha ficha de filiação.

    ResponderExcluir
  33. quero me desfiliar do SINTEPE, como faço

    ResponderExcluir
  34. quero me desfiliar do SINTEPE, como faço

    ResponderExcluir
  35. Vá ao Sintepe, preencha a ficha de desfiliação. Entregar na SECRETARIA DE FILIAÇÃO E PATRIMÔNIO (José Agripino Pereira e
    Pedro Noé Batista da Silva). Abraço!

    ResponderExcluir