domingo, 14 de março de 2010

Enquanto o governo utiliza as mesmas desculpas de sempre para negar a revisão de nossos salários...

Pernambuco supera o país no crescimento do PIB
Resultado do estado ficou quatro pontos percentuais acima do Brasil




Pela primeira vez na série histórica, Pernambuco consegue crescer quatro pontos percentuais acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Números divulgados ontem pela Agência Condepe/Fidem indicam que o PIB do estado evoluiu 3,8% em 2009, contra -0,2% das contas nacionais.

Construção puxou para cima resultados da indústria, com crescimento de 15,5%. Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press - 11/1/10



Se o resultado do Brasil, por conta da crise financeira mundial, foi considerado bom e comemorado como o sexto melhor do G-20 (grupo que reúne as maiores economias desenvolvidas e as emergentes do mundo), o de Pernambuco pode ser considerado excelente.

O desempenho da economia pernambucana no quarto trimestre, que fechou com alta de 5,4% em relação ao mesmo período de 2008, contribuiu bastante. As estimativas do Condepe/Fidem mostram uma estabilidade na atividade agropecuária (-0,1%), mas a indústria cresceu 6,5%; serviços, 5,3%; e, a arrecadação de impostos, 6.3%. O desempenho da agropecuária foi positivamente influenciado pela pecuária (11,1%), uma vez que a agricultura apresentou números negativos, principalmente nas lavouras temporárias - cana-de-açúcar (-4,1%), arroz (-25,3%) e feijão (-14,7%).

Como vem acontecendo nos últimos trimestres, a construção civil continua puxando para cima os resultados da indústria. No quarto trimestre de 2009, o crescimento registrado foi de 15,5%. No setor de serviços, destaque para os segmentos do comércio (4,9%), transportes (6,1%) e atividades imobiliárias, aluguéis e intermediação financeira (4,1%).

O diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatísticas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Ferreira Lima, observou que os números apenas confirmaram o que já vinha sendo previsto. "Pernambuco teve um desempenho melhor do que o Brasil em praticamente todos os aspectos. Muito disso se deve à diversificação da nossa indústria, que conseguiu equilibrar o impacto dos setores mais atingidos, além dos fortes investimentos públicos e privados que acabaram minimizando os efeitos da crise, fazendo com que o estado se recuperasse mais rapidamente", disse.

Para o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio, o crescimento de 3,8% no PIB de Pernambuco em 2009 indica que passamos a ter uma curva diferente da do país. "Só ficamos atrás da China, da Índia e da Indonésia, e de mais ninguém", comemorou. Ele credita o bom desempenho ao bom momento que vive a economia do estado, com a chegada de grandes empreendimentos, e a uma estratégia de governo.

"Saímos de um patamar de R$ 600 milhões de investimento público, até 2006, para R$ 2,2 bilhões no ano passado. Isso trouxe melhorias na segurança, na saúde, na educação e também na economia. Os números mostram que estamos no caminho certo", comentou. Ele lembra que outro reflexo dessa estratégia de desenvolvimento integrada foi a geração de empregos com carteira assinada, que fechou 2009 com um saldo de 46.717 vagas e uma evolução de 4,85%, também superior ao desempenho do mercado brasileiro. Boa parte desses empregos foram no setor da construção civil.

Segundo Júlio, faz parte dessa estratégia integrada a viabilização de empreendimentos estruturadores (refinaria, estaleiro, transposição, Transnordestina), atração de investimentos, investimentos diretos do governo e capacitação de trabalhadores. "As projeções eram boas mas a confirmação é sempre melhor. Se 2009 foi bom num cenário de crise, 2010 promete ser melhor ainda", conclui.

Variação real anual (%)

Ano Brasil Pernambuco

1999 0,3 0,7
2000 4,3 4,3
2001 1,3 1,6
2002 2,7 4,1
2003 1,1 -0,6
2004 5,7 4,1
2005 3,2 4,2
2006 4,0 5,1
2007 6,1 5,4
2008 (*) 5,1 6,8
2009 (*) -0,2 3,8

Desempenho dos setores em PE (4º tri 2009)

Agropecuária -0,1%
Indústria 6,5%
Construção civil 15,5%
Serviços 5,3%

(*) Estimativa

Fontes: Agência Condepe/Fidem e IBGE

4 comentários:

  1. Deixe-me ver se entendi... ano passado, o governo afirmou que não poderia atender a categoria porque a arrecadação havia diminuído por conta da crise internacional. Pelo que vejo, a arrecadação não diminuiu e até aumentou, logo, o argumento utilizado antes era mentiroso. E agora, o que será utilizado como justificativa para que o governo ofereça suas migalhas percentuais como reajusta? Parece que a culpa não será da queda de arrecadação dessa vez!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Paulo, do que adianta o PIB de pernambuco está aumentando se o preço quem está pagando são os servidores da rede estadual? sem aumentos desde o ano passado, .... aff, que nojo dessa política de pão e circo utilizada pelo estado!

    ResponderExcluir
  3. Aguardem amigos!
    Essa semana o governo fará o que de costume vem fazendo em anos anteriores...
    Saiu nos jornais que existe "alguns" milhões disponíveis para aumentos salariais. Então veremos novamente todo aquele alarde sobre os aumentos em todas as secretárias. Será o mesmo que em 2008. Seremos enganados mais uma vez?!

    ResponderExcluir
  4. Estou com nojo desse governador. É muito hipócrita e um tremendo cara de pau. Infelizmente conseguiu comprar muita gente aqui no Estado.

    ResponderExcluir