quarta-feira, 24 de março de 2010

RUMO A .....?

A situação de hoje, demonstra o que venho vez ou outra apontando no blog, não temos representação com esse sindicato! Acontecer o que ocorreu hoje na assembleia legislativa é um absurdo! Ora afinal, a ALEPE não é a casa do povo, então por que estava com as portas fechadas? Esse bando de medíocres e hipócritas deputados que devem desde já ter os nomes divulgados como inimigos da educação de PE!

Notem que quando é para prejudicar o servidor, todos do governo trabalham na calada da noite, inclusive finais de semana, como aconteceu. Por que, o SINTEPE, não é levado a sério pelo governo? Simplesmente por que muitos de nós ainda não temos atitude dentro das escolas! Mas não que isso seja determinante, mas faz muita diferença, notem a quantidade de professores que vão as assembléias! Façam como eu, não reponho nenhuma aula, relativa aos dias que vou para a assembléia nem tão pouco de paralisações, esse é um direito meu! O dever de garantir os sofridos 200 dias letivos é o do estado e não meu! Se faltei, faltei e pronto!

Uma das novidades agora são gestores assediando professores para reposições de dias que foram para a assembléia, um absurdo! Governo Fascista e ditador, proponho a todos que lêem o blog que façamos uma campanha, desde já, contra esse governo, tenho um modelo de camisa que deveríamos usar nas escolas e até outubro! Vamos às ruas e a imprensa desmascarar esse governo, não podemos mais esperar por esse grupo disfarçado que se intitula SINTEPE que só faz asseguras perdas para todos!

A educação em Pernambuco é assustadora, principalmente o rumo que está tomando, não precisar ser nenhum PhD para se chegar a essa conclusão, basta observar os rendimentos dos alunos estaduais na prova Brasil, ENEM, vestibulares locais, entre outros. Percebo um futuro próximo em que ficaremos de nariz vermelho dentro das estufas denominadas salas de aula fazendo ......

É muito triste pensar acerca do futuro desses jovens, que são instruídos a serem nada mais do que peões em SUAPE e de indústrias por PE, pois não se tem mão de obra qualificada e por quê? Por que o Estado não investe em Educação, para onde vai o montante volumoso do FUNDEB? Ora todos sabem muito bem, para que investir em educação, para a população se revoltar e começar a enxergar o que já enxergamos, não, não, isso não já se repetiu na história desse país e de Pernambuco?

Por fim, o que mais me entristece é saber que o dinheiro relativo aos meus impostos e de toda população está servindo para o pagamento dos salários de pessoas jurisdicionadas no MPPE e que parece não perceber tudo isso! É como diz a letra de uma das músicas do Legião Urbana, que país é esse? E eu complemento que estado é esse?

9 comentários:

  1. 1)Proponho que os 8 reais de aummento no nosso salário sejam doados à alguem responsavel e sirva para colocarmos o tais anúncios na revista Veja, quem sabe assim a cúpula da educação pernambucana possa tomar conhecimento da situação.
    2) Como pode o governo simplesmente aprovar uma proposta rejeitada pelos professores, odeio essa denominação "categoria", e o SINTEPE nem cogita uma greve?
    3) Também não reponho aulas.
    4)Estou cada vez mais sem esperança.
    5)Alguem tem outra sugestão sobre o que poderiamos fazer com nosso aumento, por que acho que não nos fará falta.

    ResponderExcluir
  2. Aumento? Não terei aumento algum com esse "remanejamento de valores" anunciado e autorizado pelo governo. É a primeira vez que vejo uma campanha salarial para reduzir salários da categoria. Uma vergonha, um nojo, não faltam-me adjetivos (os piores) para expressar tamanha indignação, sinto-me doente, impotente, magoada, ferida...
    E o pior é que, muitos, esquecerão tudo isso quando OUTUBRO chegar.
    Ainda quero sonhar com um NOVO TEMPO !!!

    ResponderExcluir
  3. Consegui entrar para assitir parte da votação.
    Arrependi-me imensamente, poderia ter-me polpado de ouvir tantas imundícies.

    ResponderExcluir
  4. Pedro, greve não vai resolver, até mesmo pq o governador foi tao filho da mãe dele e o sindicato idem, que em abril a justiça nao permite nem mais um real de aumento em salário de servidor por conta da eleição. o que proponho é o seguinte que ao invés de greve a categoria entre em estado de greve permanente até terminar as eleições, com paradas duas ou tres vezes na semana. Isso quebraria os argumentos eleitorais do edumal (ou vc acha que no guia eleitoral ele não irá dizer q paga o piso e ainda dá notebook?) isso serviria também para mostrar a população a face oculta da educação em pernambuco. Tudo bem que com essas paradas durante a semana o calendário de aulas iria entrar no ano seguinte, mas se não podemos mais fazer nada, pq nao atrapalhar um pouco o candidato Eduardo?

    ResponderExcluir
  5. Precisamos expor as falhas, quer seja em revistas de grande circulação, mídias (outdoors, metrô, bus), faixas ou qualquer outra coisa, porém o primeiro passo é nos reunirmos. Neste dia não faltar ninguem e então unimeros forças, ações e destinos.
    Para começar podemos comprar (É barato) um termômetro e colocar na sala de aula. Fotografar quando estiver no máximo e colocar o youtube-Orkut e outras formas de exposição. Quero ver o governo se defender. Uma imagem vale mais que mil palavras. Concordo também com a divulção dos nomes daqueles deputados que votaram contra e a favor. Quanto custa a camisa que o professor tem uma idéia, podemos vende´las e arrecadar dinheiro .... bom discutiremos isto na próxima reunião. Eu ainda acredito!
    Tive um contato breve com a Bandeirantes e aguardo e-mail com preços mas posso adiantar qua aqueles colocados nos onibus custam 350,00 + 90,00 por unidade e podem fazer um estrago imenso percorrendo as ruas de nossa cidade. Vamos à luta.

    ResponderExcluir
  6. Assim, como articulado no último texto de Adriano, precisamos fazer uma campanha forte para tirar aquele crápula do poder. acho que ele já ultrapassou todos os limites.

    ResponderExcluir
  7. Colegas as propostas de colocar na mídia é ótimo. Contem comigo. Vamos mostrar a este governo que não estamos "mortos".
    Desde já estou a disposição para qualquer coisa que precisarem.

    ResponderExcluir
  8. Amigos, estive na última assembleia e em frente a ALEPE dos ALOPRADOS DEPUTADOS que votaram contra os professores e a favor do triste projeto do governo que acaba com o Plano de Cargos e Carreiras,na prática. Da forma como está não tem o menor sentido falar em Valorização do Magistério. Exemplo: a partir de Junho, salário de R$ 1045,00 paradocente com nível médio e R$ 1055,00 para docente de nível superior.Então,são dois passando FOME !

    O SINTEPE é responsável também, pois não cogitou no início do ano nenhuma atitude de enfrentamento mais radical em relação ao governo.

    Por exemplo,enquanto os professores de São Paulo fazem greve para receber quase o dobro do nosso salário, o SINTEPE resolveu não desagradar a classe dominante e em ano eleitoral não entrar em greve para também não desagradar seus PARCEIROS(AS)!!! É o que dá a união entre Sindicatos e políticos de base governista em qualquer época. Tal submissão prejudica toda a classe trabalhadora dos professores.

    O SINTEPE em 2010, é o sindicato mais RESIGNADO que se tem notícia, ou seja, é aquele que tem paciência com os sofrimentos alheios e com as injustiças. Para o governo é a situação ideal !

    E bom lembrar que mesmo em ano eleitoral é possível deflagrar greve, caso os percentuais exigidos pela classe trabalhadora sejam inferiores ou até o limite, em prcentagem, da inflação anual vigente.Parece pouco, mas pelo menos deveríamos exigir a reposição ou ajustes salariais de acordo com taxas inflacionárias anuais. Caso isto não seja feito,a corrosão salarial é mais impactante em nossas vidas.

    Aconteceu, aqui, mesmo no blog, um dos representantes da base do SINTEPE, citar cinicamente que não deveríamos fazer greve, caso isto ocorresse,nossos salários seriam automaticamente descontados e que o Governador tinha mais de 70% de aprovação.

    Ora, esse asno pelego do SINTEPE que pode estar em qualquer lugar na bajulação governista menos em um sindicato que lute de verdade, deveria saber que todas as conquistas trabalhistas foram forjadas na autonomia da classe que representa o trabalho, no caso os professores,com muito sacrifício e dedicação em contra partida com aqueles que detém o Capital (o poder).

    Até agora, além das mobilizações esporádicas,é a greve o meio mais eficiente de combater o excesso de exploração que é submetida a classe dos Professores de Pernambuco.

    Na mesa de negociação, o Governo só entende mesmo uma linguagem, bem traduzida, a greve, mas desde que realizada com motivação, principalmente quando nos referimos à classe dirigente sindical, coisa muito difícil ou quase impossível de acontecer devido à conjuntura que se submeteu o Sindicato ! Não é mesmo !

    Em suma, nossa tarefa é de resistência !

    Carlos

    ResponderExcluir
  9. O QUE FAZER NA RESISTÊNCIA (14 PONTOS):

    - Uma associação exclusiva de professores para combater a intransigência de qualquer governo de plantão!

    - Publicidade é importante, mas apenas ela não surte o efeito desejado. É preciso ter conteúdo forte e preciso nas propostas. Exemplo: Reajustes salariais a partir de índices inflacionários e adicionais (gratificação do magistério).

    - A classe dos trabalhadores em educação é forte quando está articulada com propósitos firmes. Exemplo: Federalizar o Ensino Médio.

    - Cada professor deve trazer pelo menos um colega às assembleias de uma nova associação de professores. E também promover de 15 em 15 dias passetas nas ruas de sua cidade, divulgando a arbitrariedade e os problemas educacionais.

    - Número máximo de 20 alunos por turma. Se passar desse limte a sala de aula passa a ser um depósito de gente.

    - Combate ao autoritarismo nas escolas, qualquer atitude despótica dos diretores deve ser comunicada com urgência pelos colegas. Aliás, tais diretores já deveriam ter repassado seus cargos ! há diretores que estão a mais de 8, 10, 12 anos no cargo e não largam o osso ! São os espertos submissos a qualquer governo do Palácio imperial.

    - Eleição para Conseho Escolar de forma autônoma e garantindo a ele total espaço em suas atribuições.

    - Extinção das Unidades Executoras, que fazem um mal muito grande nas escolas, dividindo ainda mais a classe dos professores.

    - Eleição direta imediata para diretores de escolas públicas em Pernambuco com presença garantida de todos os segmentos que fazem parte da escola. Sem essa de provinha para selecionar os amigos das gerencias e do poder.

    - Utilização dos espaços das escolas físico e temporal, horário do intervalo, para divulgar e comunicar as ações de uma associação de professores ao corpo docente.

    - Divulgação das ações norteadoras de uma associação de professores aos alunos(as) (causa de tudo na educação).

    - Detalhamento preciso da atual conjuntura política e social aos alunos, ao explicar que quase sempre o que é divulgado na mídia não corresponde à realidade.

    - Para um enfrentamento mais dinâmico em relação ao governo, estimular as discussões nas assembléias e na futura associação de professores sobre a fomentação de um Fundo Greve para os trabalhadores (professores).

    - Simplesmente, união e solidariedade com possibilidades de ações judiciais para garantir no plano judiciário o que já foi contemplado em lei e foi inconstitucionalmente desrespeitado pelo Poder Executivo. Exemplo, diminuição de salários !

    Estou convencido que a pedida de melhoria salarial, apenas, sem o complemento acima descrito por mim perde em muito de sua essência

    Os 14 pontos acima devem ser comentados por vocês.

    Carlos

    ResponderExcluir