domingo, 12 de agosto de 2007

Cargos comissionados e os assessores "especiais"


Não é nenhuma novidade... isso existe em todos os governos, mas não dá para deixar de comentar: o governador Edurado Campos possui oito assessores "especiais" (embora de especialidade duvidosa) em cargos comissionados.
O secretário-chefe da dita Assessoria Especial recebe mensalmente R$ 7.000,00 e cada um dos demais recebe R$ 3.700,00. Ao todo, a assessoria custa aos contribuintes pernambucanos, por mês, o equivalente aos salários de cerca de 70 professores com 150 horas/aula (já considerando o "avançado" aumento de 5%).

Qualquer um sabe quais são as atribuições de um professor, mas nem sempre sabemos o que um assessor faz exatamente. As funções desempenhadas por estes assessores especialíssimos são curiosas, pois há entre eles quem tenha como "trabalho" manter o governador esclarecido sobre os assuntos pertinente à religião do próprio beneficiado pelo cargo (este é o caso do "assessor", ex-deputado e pastor evengélico Francisco Olímpio). Os demais cumprem funções que poderiam ser desempenhadas por funcionários do Palácio ou por alguém nas várias secretarias de governo. Vale registrar: as relações de amizade e parentesco entre os nomeados e outros políticos conhecidos chamam a atenção!

A farra dos cargos comissionados continua causando seus estragos. Daí, cabe-nos as perguntas:
1- Quantos cargos comissionados existem no Executivo estadual?
2- Em quanto estas sinecuras (emprego ou cargo rendoso) oneram os cofres públicos?

De forma "transparente", estes dados deveriam ser anunciados para os pagantes destes salários, ou seja, para todos nós!

Um comentário:

  1. Dia 08/08 na TV Jornal no 1º Jornal local da manhã (Marcus Bezerra) apareceu uma professora da UFPE cuja pesquisa girava em torno dos cargos comissionados. Infelizmente não anotei o nome da referida pesquisadora, mas ainda obtive a seguinte informação: há mais de 8.000 cargos em PE e ela fez uma comparação com os USA que têm em torno de 800 cargos no geral.Continuamos com as Capitanias Hereditárias.Por que não copiamos o que presta nesses países "ditos" desenvolvidos?

    ResponderExcluir