domingo, 19 de agosto de 2007

PIQUETE ÀS AVESSAS

Recentemente postei aqui uma paráfrase de uma poesia de Drummond, postagem essa que não agradou a um simpatizante da atual Direção do SINTEPE. Que realizou o seguinte comentário, transcrito aqui na integra:
.
Anônimo disse... Sou do tempo que luta sindical se fazia nas ruas, no corpo a corpo. Sou do tempo que disputa por espaço se fazia no enfretamento através do debate, tentar denegrir a imagem dos que tem coragem de mostrar a cara é simplismente COVARDIA E DEMOGAGIA, TUDO menos isso, no meio dos trabalhadores em Educação NÃO COLA!!!!! Venham pras ruas , venham orgaizar a massa covardes.
.
Diante do exposto, desempenhei uma pequena análise do discurso do nosso nobre “Anônimo”.
.
Começarei analisando essas duas orações, onde o caro colega alega: “sou do tempo” e “se fazia”. Ora, ambas denotam passado, o que leva a entender que o SINTEPE já não defende os interesses da categoria. Passou a ser agora um mero GAROTO DE RECADOS do Governo Eduardo Campos. Acredito que em troca de algum cargo comissionado no Terceiro, Quarto ou Quinto Escalão.
.
Ao considerar a frase toda: “Sou do tempo que luta sindical se fazia nas ruas, no corpo a corpo”. Essa “rua” e esse “corpo a corpo” podem ser entendidos como sendo um piquete. A palavra PIQUETE no dicionário Michaelis, em uma de suas inúmeras definições, é classificada da seguinte maneira: Grupo de pessoas que se posta à entrada de fábricas, empresas, ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, etc., para IMPEDIR A ENTRADA de outras, por ocasião de GREVE.
.
Na realidade o que vi durante toda a greve foi justamente a falta dessa ação. Vale salientar que fui a todas as Assembléias, passeatas, atos públicos, etc. E em momento algum foi cogitado a realização de piquetes nas escolas. E olha que as Assembléias aconteciam na quadra do IEP, próximo ao Ginásio Pernambucano. Aí surge a pergunta, por que não fomos até o GP para fazer piquetes? Já que essa Unidade Escolar não paralisou as suas atividades.
.
Na verdade o que aconteceu foi justamente o contrário, um piquete às avessas. Integrantes do SINTEPE estiveram em diversas escolas, sito a Escola Professor Carlos Frederico do Rego Maciel (Camaragibe) e a Escola Polivalente de Abreu e Lima, entre outras. Convocando os professores que estavam em sala de aula para irem reforçar o movimento para por fim a greve.
.
Essa atuação do SINTEPE me fez lembrar um pensamento do escritor norte-americano W. Durant, sobre como vencer uma civilização poderosa. Ele disse o seguinte: “Uma civilização grande não pode ser conquistada até que tenha se destruído por dentro”. Foi exatamente isso que aconteceu com o nosso movimento. Fomos destruídos por dentro, fomos sabotados, fomos traídos. E o ator dessas ações foi a atual Direção do sindicato, eles se encarregaram de disseminar o medo entre os professores com suas constantes ameaças toda vez em que queriam acabar com a greve. A direção agiu como uma verdadeira QUINTA COLUNA.
.
Como relação ao uso da palavra DENEGRIR, é melhor o nobre colega tomar cuidado. Pois, ela está no mesmo rol de: JUDIAR, MANCHAR, OVELHA NEGRA, etc. Todas são de cunho racista.
.
Agora a parte mais engraçada de todo discurso é a frase: “coragem de mostrar a cara”. Como é que uma pessoa tem a audácia de articular umas palavras dessas e assinar como “Anônimo”? Tem alguém aí que possa me dar uma explicação?
.
Logo em seguida vem outra bomba: “covardia e demagogia”. Mas uma vez fico sem entender. Quem é o covarde e demagogo aqui?
.
Para finalizar só queria que o amigo “Anônimo” entende-se o significado da paráfrase: Heleno Araújo e Danilo Cabral são farinha do mesmo saco, melhor dizendo, pedras do mesmo entulho.

Um comentário:

  1. Desculpam meu portugues, sou um sindicalista italiano casado com brasileira que è professora e partecipou na greve:compartilhei na internet da luta e quero dizer uma coisa,OS DIRIGENTE SINDACAIS QUE LEVARON A CATEGORIA A 54 DIA DE GREVE PARA DEPOIS FECHAR COM A MISERIA DE AUMENTO DE 5% TERIAM JA PEDIDO DEMISSAO.Nao falo daquilo que penso do E. Campos pra nao ser vulgar.Todo mundo è Pais nao accredite nas promessas de politicos em campana eleitoral ma nao esqueça na proxima votaçao.Lembranças Pio (Sindicato Metalmecanico Fim da Italia afiliado com CUT Brasil)

    ResponderExcluir