domingo, 12 de agosto de 2007

É FESTA! ALEGRIA, ALEGRIA! HEY!

Na última quinta-feira (09/08/2007), em um debate na Rádio Jornal realizado pelo radialista Ednaldo Santos, sobre a falência da educação em Pernambuco, estavam presentes o profº Paulo Alexandre, o presidente do Sintepe Heleno Araújo e a representante da Secretaria de Educação (SEDUC) Aída Monteiro. Em determinado momento, o profº Paulo questionou a funcionalidade do calendário imposto pela SEDUC para reposição dos dias letivos parados, fundamentando inúmeros pontos irregulares e impossíveis de serem cumpridos. Heleno Araújo, em UNÍSSONO com Aída Monteiro, disse que o calendário poderia ser cumprido sem maiores dificuldades. Chegando a declarar que poderia ser efetuadas aulas de campo e inclusive FESTAS como forma de recuperar esse tempo perdido.


Ontem (sábado 11/08/2007), no final da tarde (algo em torno das 17h:30min) passei em frente a duas escolas estaduais localizadas nas proximidades do Parque 13 de maio, a Esc. Luiz Delgado e a Esc. João Barbalho, a primeira estava fechada e a segunda encontrei alguns alunos no portão. Não me contive e fui conversar com os alunos onde recebi as seguintes informações:

a) A Esc. Luiz Delgado programou suas aulas de sábado para: sábado sim e sábado não;

b) A Esc. João Barbalho estava funcionado precariamente, onde existem 15 turmas por turno. No turno da tarde apenas 7 salas estavam funcionado parcialmente. O motivo alegado é a falta de professor nas chamadas disciplinas críticas.


Com base nessas 15 turmas, e pegando o gancho dado por Heleno Araújo para reposição das aulas, as chamadas FESTAS, elaborei o seguinte calendário para aulas aos sábados:

  • Turma 1: Forró – aula ministrada pelo cantor Santana; música: Bote Tempo; tema: como o título já diz o Tempo.
  • Turma 2: Brega – aula ministrada pela banda Matruz com Leite; música: Bomba no Cabaré; tema: a degradação da mulher.
  • Turma 3: Rock n’roll – aula ministrada pelo cantor Elvis Presley; música: My Way; tema: o questionamento sobre as nossas ações. (ps. Essa aula só poderá acontecer após uma sessão de mesa branca para a invocação do espírito de Elvis).
  • Turma 4: Punk – aula ministrada pela banda System of a Down; música: Hypnotize; tema: a cultura de massa.
  • Turma 5: POP – aula ministrada pela banda U2; música: Sunday Bloode Sunday; tema: a condição política na Irlanda.
  • Turma 6: MPB – aula ministrada pelo cantor Chico Buarque; música: Construção; tema: a condição degradante do trabalhador brasileiro.
  • Turma 7: Pagode – aula ministrada pelo cantor Zeca Pagodinho; música: Pra São Jorge; tema: o sincretismo religioso.
  • Turma 8: Tecno – aula ministrada pelo DJ Moby é só deixar rolar.
  • Turma 9: Gospel – aula ministrada pela banda Metal Nobre; música: qualquer música q louve a Deus.
  • Turma 10: Hard Core – aula ministrada pela banda CPM 22; música: Amigos Perdidos; tema: o valor da amizade.
  • Turma 11: EMOCORE – aula ministrada pela banda Green Day; música: Americam Idiot; tema: critica a política norte-americana.
  • Turma 12: Rap – aula ministrada por Marcelo D2; música: Carta ao Presidente; tema: a política brasileira
  • Turma 13: Sertaneja – aula ministrada por Chitãozinho e Xororó; música: Planeta Azul; tema: a ecologia.
  • Turma 14: Axé – aula ministrada pela cantora Ivete Sangalo; claro que a música só pode ser FESTA.
  • Turma 15: Manguebeat – aula ministrada pela banda Nação Zumbi; música: Banditismo por uma questão de classe; tema: a violência em Pernambuco.

Obs 1: Esse calendário só é válido para as turmas da manhã e da tarde. As turmas da noite o diretor pode realizar uma mini Rave.

Obs 2: O problema vai ser pagar o cachê desses artistas com essa hora/aula que o Estado de Pernambuco nos remunera. Já que a proposta foi de Heleno Araújo, ele que procure resolver essa questão.

7 comentários:

  1. E cadê o Ministério Público nessas horas para por ordem nessa joça que é o paraíso das arbitrariedades, vulgo Secretaria de (Des)Educação do Estado de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer uma denuncia aqui
    http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/denuncia_on_line

    sobre esse horário absurdo e essa reposição fajuta, não sei se adiantará, mas não custa nada tentar.

    ResponderExcluir
  3. Só está faltando a festa lá no meu APê!!!!!!!!!!!Pode? Tudo pode.
    Ou valorizamos o nosso trabalho, ou ficará de pior a pior. Alô Ministério Público!!! Cadê a contratação dos concursados? O final do ano se aproxima, e aí? Cadê a reposição?

    ResponderExcluir
  4. Tem direção de Escola querendo obrigar o aluno à comparecer aos sábados argumentando que os professores farão provas e trabalhos exclusivamente nesses dias.E tem professor que ainda cai nessa.

    ResponderExcluir
  5. Sugestão de atividades para o sabádo:Identificar e fotografar os principais problemas de ordem socioambiental existentes em sua escola.Exemplo:salas sujas,sanitários depredados,falta d'agua,ou água poluída,poluição sonora,violência,fome,pichações,falta de material didático,lixo,calor excessivo,salas superlotadas...criatuaras desestimuladas... ...Aí no próximo sàbado você monta um painel, no outro,produçao de texto, depois vem a apresentação dos trabalhos...a avaliação...

    ResponderExcluir
  6. Podemos fazer festas aos sábados?Então, comemoraremos o que perdemos com a paralisação:Santo Antonio,São João,São Pedro,Nossa Senhora do Carmo,Dia do movimento Negro Unificado(07/07),Inicío da Guerra Civil e Revolução Espanhola(17/07) Dia Internacional do Amigo(20/07).Fechamos em sete sábados.Gostaram?

    ResponderExcluir
  7. *Correção: anônimo = Maria Albênia
    Foi mal....

    ResponderExcluir