quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Projeto de Marco Maciel sobre formação de professores também no blog Acerto de Contas

"Um projeto de lei que tramita na comissão de Educação do Senado cria uma residência para professores, nos moldes da residência médica. Seriam 800 horas de prática em sala de aula após a formatura, que se tornariam obrigatórias para a futura atuação dos profissionais nas redes pública e privada do País. A intenção é melhorar a qualidade da formação do professor, principalmente do ensino infantil e dos anos iniciais da educação fundamental."
.
Clique aqui para ler na íntegra.

3 comentários:

  1. Parece brincadeira políticos que nunca se envolveram com as questões educacionais resolvem "inventar" projetos mirabolanttes com intuito único de chamarem a atenção da mídia e angariarem votos às suas candidaturas. Não é encarcerando professores nem alunos em "centros de excelência" que iremos resolver o problema da educação. Profissionais despreparados existem em todas as categorias e em todos os cantos da Terra, não é um problema restrito à educação.
    O que dizer dos que fazem carreira política e os "exercícios" que aprenderam a fazer com muita maestria são as práticas corruptivas, roubalheiras aos cofres públicos e demais mazelas que assistimos todos os dias e que tanto nos envergonham e entristecem? Que tempo de reclusão(digo,residência) seria necessário à esse bando, para que aprendessem de fato as lições de ética cidadania ,e as desenvolvessem na prática?

    ResponderExcluir
  2. Albênia, o tempo de residência para um político, segundo Platão, seria o de uma vida inteira.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião a proposta é valida sim. Acho até que nossa classe deveria ter algo semelhante a OAB, onde para poder lecionar os professores teriam que passar por uma prova.
    A "residencia" seria interessante também.

    No entanto, há de se tonar cuidado no que este projeto fala, nas entrelinhas. Não podemos culpar o professor pelo ensino de baixa qualidade. Temos nossa parcela de culpa, mas somos uma das peças desse sistema terrível.

    Se ao menos fosse garantido que com a implementação desse projeto os profissionais passariam a sewr valorizados, não vejo porque dele não ser aprovado. Mas como nós sabemos que a realidade é outra...

    Aproveitando o gancho, entrem no site www.pciconcursos.com.br, procurem por um concurso do Estado do Ceará, "Prefeitura de Granja", e observem os salários-base pagos a um professor com ensino superior (R$325) e a uma mederendeira com ensino fundamental incompleto (R$380).
    Depois disso eu me pergunto, este país está mesmo preparado para implantar um sistema de residencia" para profissionais da educação?

    ResponderExcluir