sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Descaso histórico

Há inúmeros problemas relativos à Secretaria de Educação e aqui neste espaço procuramos relacionar alguns deles. Mas há dramas quase que invisíveis ocorrendo sob os descuidos das gestões desta Secretaria. Um objeto de negligência é o no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, submetido à insípida Secretaria de Educação.

Grande parte do acervo da documentação histórica de Pernambuco está ameaçada. Os documentos amarelados pela ação do tempo que estão guardados no Arquivo estão sendo deteriorados a cada dia. Os insetos e o tempo contribuem para a destruição de nossos registros históricos, mas o maior responsável pelo risco que nossa história está passando é o Poder Público. E o descaso é flagrante.

O acervo precioso de nosso Arquivo Público está acondicionado precariamente e nenhuma esperança de providência concreta para dar fim ao abandono pode ser identificada. Nosso centro de documentação e registro histórico é sumariamente ignorado pela Secretaria de Educação e o saldo não poderia ser outro: o funcionamento da entidade é prejudicado e sua integridade está sob evidente calamidade.

O Arquivo Público é esfacelado, pois funciona em prédios distintos em condições degradantes. O quadro de servidores é insuficiente e a disponibilidade de equipamentos próprios para a manutenção do acervo é irrisória. O Arquivo funciona basicamente sob o regime do improviso e às custas da abnegação de seus poucos funcionários. A maior parte do acervo do Arquivo Público está acondicionada em um galpão alugado na Rua Imperial. O local inspira temor, pois é visivelmente incompatível com a função que está cumprindo. Os riscos sempre eminentes são de causar calafrios e pesadelos naqueles que se preocupam com a História de Pernambuco, pois o prédio pode ser acometido de algum acidente que pode resultar da destruição definitiva de nossos documentos históricos. Goteiras e possibilidade de surtos elétricos povoam as preocupações.

Também reiteramos os apelos dos pesquisadores que utilizam e freqüentam o Arquivo Público e clamamos pela tomada de providências urgentes em defesa de nossa História. Fazemos um convite para que os mandatários da Secretaria de Educação visitem os espaços do Arquivo Público e constatem o quanto a omissão e o descaso podem ser destrutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário