domingo, 5 de agosto de 2007

Receita

COMO VENDER UMA GREVE
INGREDIENTES:
- Representantes da direção de um sindicato;
- Representantes de uma secretaria do governo;
- Ameaças;
- Uma Mesa Geral de Negociação (a luta sindical não serve);
- Programa de Ajuste Fiscal (PAF);
- Qualquer representação do judiciário (menos a Justiça do Trabalho);
- Uma sala de reuniões.

MODO DE FAZER:

A) Mistura da massa

1º - Reúna os representantes do sindicato e o representante do governo e acerte a VENDA DA GREVE. O valor fica a gosto do freguês, no caso, o Governo do Estado de Pernambuco. Em seguida deflagre a greve, de preferência antes do aumento da data-base, e antes de qualquer outra categoria. Esse ponto é importante porque enfraquecerá o movimento grevista. Em hipótese alguma essa NEGOCIATA pode ficar transparente para a categoria. É necessário mostrar que o “Sindicato lutou bravamente” para conseguir os pontos da pauta. Mas, que infelizmente, o governo não aceitou as reivindicações principais:

a) Aumentar o salário-base de alguns colegas da categoria para um salário mínimo, como rege a Constituição brasileira e a Constituição estadual.

b) Aumentar em 16,5% o salário-base da principal força da categoria.

c) A contratação imediata dos profissionais que passaram no último concurso, mas que até o presente momento não foram convocados.

d) Garantia de um padrão mínimo para todos os estabelecimentos de ensino.

e) Ampliação da política de formação continuada.

As duas últimas só para agradar algumas facções da categoria, já que não implica em grandes ganhos.

2º - Espalhe pela mídia a notícia da “luta” do sindicato em prol da categoria, enaltecendo os sucessos decorrentes (verdadeiros e/ou fictícios).

B) O Cozimento: a La Heleno Araújo ao molho de Antonieta Trindade com pitadas de Danilo Cabral e Eduardo Campos.

1º - Reúna a categoria e esclareça à assembléia, que depois de muita “luta”, a vantagem conseguida foi:

a) Um abono educador de R$ 200,00 a ser pago no mês de dezembro.

Após mostrar essa nova proposta acabe com a greve imediatamente, mas é melhor usar a frase “SUSPENDER ESTRATÉGICAMENTE A GREVE” como foi acordado no ato de sua VENDA. Pode-se inclusive usar o ingrediente "ameaça”. Existem várias. A sugestão dada pelo sindicalista mestre-cuca Fernando Melo foi: “estrelinhas no contra-cheque”. Essas medidas devem ser tomadas para que o produto (a greve) possa ser entregue ao cliente sem maiores sobressaltos. Caso esse novo ingrediente não dê resultado, o sindicato deverá pedir ao cliente que agregue um pouco de valor ao seu produto. Bem, se ele quiser recebê-lo em tempo hábil.

Nesse caso:

a) Use da Mesa de Negociação Permanente, onde ficou definido o reajuste anual para todos os servidores baseado no PAF (Programa de Ajuste Fiscal): 3,18%.

b) Então temos o seguinte:

1. O abono educador permanece de R$ 200,00, agora no mês de agosto;

2. 3,18% de reajuste no salário-base. Ajuste que viria de qualquer jeito, independente de ter ocorrido greve ou não;

No caso de nova rejeição a forma de cozimento recorra a uma substância já utilizada anteriormente, a ameaça. Só que dessa vez coloque uma pitada a mais, o CORTE NO PONTO.

2º - Garanta em assembléia que todos os acordos conseguidos, através de “muita luta da direção do sindicato”, junto ao governo serão cumpridos. Depois disso, inicie a tarefa de disseminar pelos corredores que, nada mais será conseguido. É o PRENÚNCIO DA DESGRAÇA.

Se mesmo assim ainda não conseguir entregar o produto não se desespere. Use a especiaria conhecida como ILEGALIDADE DA GREVE, encontrada em qualquer Vara da Fazenda Pública. Podendo obter excelente resultado. Caso comecem a surgir alguns “caroços no angu”, chame novamente o seu cliente e peça a ele que majore um pouco o percentual proposto para o salário-base, algo em torno de míseros 1,82% que somados aos 3,18% do PAF dá um aumento de 5%. Frise bem os 5%.

Eu não sei se você já percebeu, mas a essa altura do campeonato a categoria já se esqueceu das outras reivindicações, pois todos estão de olho nos 5%. Isso é bom, muito bom! O ganho real foi de apenas 1,82%. Agora é só entregar o produto ao seu cliente decretando o fim da greve.

3º - Ainda não conseguiu acabar com a greve?! Então, você é um péssimo NEGOCIADOR. Como é que pode?! Uma coisa tão fácil e não cumpriu com a sua parte do trato. Cuidado, pois corre o risco de perder um cliente valioso. Vamos lá! Você já usou de todos os ingredientes existentes nessa massa. Agora utilize um produto importado dos donos dos meios de produção, o FANTASMA DO DESEMPREGO acompanhado da VISÃO DA MISÉRIA.

Para dar uma maior consistência ao prato, traga para as assembléias todos os asseclas que você conseguir juntar, principalmente aqueles das regionais mais fáceis de serem manobradas, e as coloque para falar por horas a fio durante as avaliações, com o intuito de cansar os grevistas mais resistentes. Sirva o prato, de preferência frio. Acabe com a greve (lembre que você já a VENDEU e o cliente o está cobrando).

C) De goela abaixo.

Apresente a categoria o fato consumado, o fim da greve. Alegando que o aumento está longe do ideal, que não é justo, que poderia ser melhor, etc. Pode ser carregado de prolixidade, não tem problema. Dirija-se à audiência um voto de consolo: para que eles compreendam que o sacrifício individual que se lhes pede é em prol de um bem maior e comum a todos nós. Destaque bem o "Nós". Não se preocupe se algum grevista se engasgar durante a degustação e chegar a óbito. Ninguém sentirá a falta dele, afinal existe um enorme exército de reserva.

Por fim, comemore o fim da greve junto ao seu cliente.

PS: Siga as instruções corretamente e sua greve será um verdadeiro INSUCESSO.

4 comentários:

  1. É kynismós, pode até ser indigesta, mas parece bastante lucrativa.

    ResponderExcluir
  2. A hora dos "cozinheiros" vai chegar e eles terão uma indigesta derrota.

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, apesar de estarmos engatinhando na luta sindical no nosso município, percebo que as coisas são sempre iguais. Só muda o lugar, a geografia. Fiquei feliz em encontrar o blog de voces.

    Por favos visitem o nosso:

    www.professorespirambu.blogspot.com

    ResponderExcluir