terça-feira, 7 de agosto de 2007

"Nova" enganação pedagógica

A receita é velha: "aceleramento" no qual um monitor de TV será o verdadeiro "educador". Professores serão "capacitados" (como se fossem incapazes) para "mediar" os trabalhos entre a TV e os alunos. O projeto da Fundação Roberto Marinho é mais um pseudo-programa educacional que gera mais frutos para seus idealizadores do que para o próprio processo ensino-aprendizagem.
A capacitação ocorrerá no suntuoso Hotel Canariu's, em Gaibu, com os custos pagos por todos nós. Seria mais um motivo para perguntar: a Secretaria de Educação e o Governo de Permanbuco não possuem estrutura e instalações próprias para abrigar esta capacitação? Por que esse evento precisa ocorrer em um hotel luxuoso?

Abaixo, texto retirado do site da Secretaria de Educação:


"Projeto de Aceleração do Ensino Médio capacita profissionais

Cerca de 180 profissionais de oito Gerências Regionais de Educação (GRE’s) vão participar, a partir da próxima segunda-feira (06), da capacitação do projeto de Aceleração do Ensino Médio. A formação será realizada no Hotel Canariu’s, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, e segue até a sexta-feira (10).

Do total de profissionais, 150 são professores que receberão 40 horas/ aula de capacitação pedagógica e orientações para trabalhar no 3º e 4º módulos do programa. Nessa fase, os alunos assistem aulas das disciplinas de química, física, inglês e geografia. Além dos docentes, participam também da formação técnicos das GRE’s de Palmares, Vitória, Nazaré da Mata, Araripina, Limoeiro, Salgueiro, Floresta e Afogados da Ingazeira.

“A formação será fundamental porque os professores são capacitados para orientar os estudantes em várias disciplinas”, disse Cantaluce Lima, gerente de Políticas Educacionais do Ensino Médio. Outros 330 profissionais das demais Gerências foram capacitados no final de junho.

O projeto tem duração de 18 meses, dividido em quatro módulos, e, ao final, o aluno recebe a certificação do ensino médio. Atualmente, cerca de 18 mil alunos são beneficiados pelo Avançar no 3º e 4º módulos. Os estudantes têm idades acima de 18 anos e as aulas são aplicadas com o material didático do Telecurso 2000 com o auxílio de um professor-mediador por telessala. A conclusão desses alunos está prevista para o primeiro semestre de 2008".

2 comentários:

  1. Haja paciência.

    Dica para quem se deparar com esse pessoal da secretária de educação e precisar lidar com eles: seja bruto, muito bruto!

    ResponderExcluir
  2. maria lucia disse...
    Fico a imaginar como um professor vai lidar com tantas disciplinas ao mesmo tempo. Ao que me consta fomos formados pelas universidades para atuarmos em áreas específicas.Se necessitamos de quatro longos anos para nos profissionalizarmos,como 40 horas/aula nos transformararão em polivalentes? Este é mais um engodo gerenciado pela SEDUC

    7 de Agosto de 2007 14:22

    ResponderExcluir