sábado, 4 de agosto de 2007

Greve por R$ 25,00!!!!!!

53 dias após a deflagração da greve, as negociações entre a categoria e o governo terminaram e o movimento se esvaziou por uma série de motivos: o governo foi irredutível, a direção sindical foi incompetente e muito benevolente com seus companheiros no governo, a Justiça castrou a greve declarando sua ilegalidade e as ameaças palacianas aplacaram a categoria.

O saldo final foi expresso em um aumento de irrisórios 5% nos vencimentos dos trabalhadores da educação. Considerando que Pernambuco sustentava a fama de pagar o pior salário do Brasil para seus professores, lamentavelmente, o governo manteve a situação ao oferecer seu “avançado” benefício para quem precisa trabalhar pelo desenvolvimento do estado recebendo um salário indigente.

Durante a derradeira assembléia da categoria, as manifestações e expressões eram de desalento, pois nada havia mudado. Mesmo que alguns sindicalistas governistas tenham festejado e aplaudido o fim da greve, o saldo final foi um fracasso e via-se por toda parte educadores decepcionados, abatidos e inconformados. Na verdade, estes sentimentos já estão sendo bem próprios da categoria e com este clima sombrio e deprimente, estamos voltando para as salas de aula.

As tabelas abaixo indicam as diferenças entre as remunerações de professores de 150h/aula e de 200h/aula que estão no início da escala do Plano de Cargos e Carreiras. Não foi levado em conta a inclusão de dependentes para o desconto do SASSEPE e o percentual correspondente ao desconto do vale-transporte é descontado sobre o salário base.



4 comentários:

  1. O mais triste é que o grupo que surgiu durante a greve como esperança(para alguns) como saída para as proximas eleições tenha sido o responsável pela defesa do fim do movimento e chamado pelo diretor do sindicato como "oposição responsável"...
    Telma

    ResponderExcluir
  2. MAS NÓS DEVEMOS INICIAR UM MOVIMENTO PELA TRANSPARÊNCIA DO USO DO FUNDEB, FEITA POR ESTE GOVERNO DESDE JANEIRO DE 2007.

    ResponderExcluir
  3. Telma isso precisa ser discutido com calma entre nós.

    ResponderExcluir
  4. Amigos, desse excelente blogger, precisamos de uma terceira via com urgência para a disputa das eleições do Sintepe, não é nada fácil. Mas, por falar em oposição, o Presidente do Sintepe, no final da sua fala na Assembléia que definiu o fim da Greve, fez referência à OPOSIÇÃO ORGANIZADA..... e não necessariamente a ¨ responsável¨ . Pois, sou professor da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco a mais de 10 anos e, em todos os momentos de finalização da greve, a seus propósitos, o Heleno, chamava aqueles professores que pretendiam continuar em greve de irresponsáveis e antes de pedir o fim desta,um dia antes, chamava as mesmas pessoas que queriam continuar o movimento de conscientes professores, é um sujeito cínico.

    Fismatcont

    ResponderExcluir