quinta-feira, 9 de julho de 2009

CINCO MOTIVOS PORQUE ESTA GREVE ESTÁ CONDENADA AO FRACASSO

é preciso discordar

CINCO MOTIVOS PORQUE ESTA GREVE ESTÁ CONDENADA AO FRACASSO

1° O Governo já anunciou de antemão que NÃO negocia reajuste salarial com NENHUMA categoria (você acha que o Estado vai tratar o professorado de maneira diferenciada do restante do funcionalismo ?)

2° O Governo investiu maçicamente em propaganda e tem a opinião pública a seu favor (o povão acha que dar jornal e notebook já é tudo).

3º A maioria dos MCs - Meios de Comunicação Social - TVs, Rádios e Jornais - são declaradamente contra greves no serviço público, principalmente na educação.

4º NÃO temos poder de pressão sobre as autoridades, muito pelo contrário, somos alvos fáceis dessa pressão ditatorial disfarçada de socialismo (quem deveria ser nossos principais aliados - pais e estudantes - são os primeiros a nos criticar quando paralisamos), e com essa direção sindical atrelada ao governo a gente vai longe ... a lugar nenhum!

5º Se a greve chegar ao final do mês, o Governo vai fazer igualzinho o que fez com o pessoal da Saúde: zerar o contra-cheque (nesse ínterim, a maioria volta ao trabalho, sem aumento e o que é pior, DESMORALIZADA!).

IMPORTANTE:

NÃO SOU CONTRA A GREVE, apenas a meu ver, esta greve foi deflagada num contexto totalmente desfavorável à categoria, por isso, fiz este mini-texto. Alguém pode argumentar: "por que ele não falou isso na assembléia segunda passada ?" "acho que nem lá ele estava". Eu até quis falar, mas infelizmente vi dois companheiros sendo VAIADOS por discordarem da greve. Acho isso uma falta de educação, justamente daqueles que se dizem EDUCADORES. Como percebi que o clima era majoritariamente para a paralisação, resolvi comentar apenas com alguns colegas o erro estratégico que estavámos comentendo. Mas, já era tarde demais. A essa altura a greve já estava nas ruas.

José Ricardo (historiador e professor)

4 comentários:

  1. Toda greve é rodeada de ameaças, angústias,descontentamentos,medos..não acho que essa, é diferente das demais.
    Não lembro de greves da nossa categoria que tenham tido apoio da população,aliás, não vejo a população apoiar greve alguma,é assim com os motoristas, com o pessoal da saúde, com os metroviáios etc.
    Se pela greve votou a maioria, precisamos respeitar a decisão tirada em assembleia, as mobilizações desde março não surtiram efeitos, não restou outra alternativa senão a greve, mesmo que não tenhamos ganhos reais, acredito que causamos certo incômodo ao governo, uma vez que outros setores também estão em greve.
    Lembro que em 2007 disseram que não era um bom momento para a greve uma vez que o governo acabava de assumir o poder.
    Não me sinto desmoralizada quando saio de uma greve, sinto-me assim agora, quando vejo esse governo ditador tratar os trabalhadores em educação de forma desrespeitosa, sem que haja reação alguma da categoria.

    ResponderExcluir
  2. Respeito e sigo a orientação da assembléia e aderi ao movimento grevista, mas também concordo que esta greve está fadada ao fracasso por todos os fatores levantados pelo texto e ainda pela situação agravada pela direção do Sintepe.

    ResponderExcluir
  3. Quem nos levou para essa greve foi o governo !!!

    Companheiro, infelizmente eu nao concordo com você. Eu pessoalmente nao entrei nessa greve porque fui levado por uma maioria ou pela diretoria do sintepe. Entre os professores que eu conheço a insatisfaçao é geral. Professor pode ser uma classe desordenada mais nao é burro. Esse governo vem duvidando da nossa inteligencia e da nossa paciencia. Estamos nessa situaçao porque o governo do estado através de sua politica enganadora, descarada, sínica e desrespeitosa vem através das suas açoes massacrando a nossa classe com a sua politica de desvalorizaçao do professor.Sobre que momento devemos ou nao entrar em uma greve para mim nao vejo muita importancia pois professor em qualquer momento vem sofrendo na pele e no bolso a desvalorizaçao que é pertencer a essa classe. Sabe companheiro nao dava mais para suportar de um governo que nao nos valorizar continuar no fingimento: finge que me paga, que eu finjo que recebo, mas o fingimento nao dura para sempre e a mascara da politica da esducaçao do estado caiu.Veja só os notboocks, eles pensavam que dando aquele presentinho iria dar cala boca para a nossa classe, acho que no final das contas quem ganhou mesmo com a compra dessas maquinas foi alguma mente 'brilhante" que comprou em um só pacote 26.000 computadores a um preço que duvido que foi mais que 800 reais e para os professores custou 2.300 reais essa é a politica enganadora.E as escolas de referencia? Pelos investimentos que dizem terem realizados deveriam ter resultados mais eficientes. Companheiro a minha escola fica na zona rural, onde tem uma realidade totalmente diferente nossos alunos na sua maioria trabalham o dia inteiro, a evasão e grande, a escola nao tem atrativo algum para eles,falta tudo, e a mente "brilhante" mais uma vez avaliou a minha escola da mesma forma que um desses centros de referencia, onde as condiçoes de salario e de estrutura está a anos luz da minha escola, assim nao era de esperar que a nota da minha escola fosse muito baixa e nós ficamos penalizados, chateados pois muitos já faziam planos com o 14 salario, que ao meu ver pertence a todos e nao a alguns.Companheiro nao considero que se sairmos dessa greve sem nada estaremos desmoralizados, pois afinal de conta nós já estamos acostumados dentro das nossas salas de aulas que nem sempre o ensinamento é absorvido por todos os nossos alunos, para mim se apenas uma boa parte da sociedade conseguir abrir os seus olhos, já sera uma vitoria pois como educadores e formadores de opinao que somos já cumprimos nossa missao de nao participar de braços cruzados desse fingimento de como vem sendo tratada a educaçao do estado. Portando companheiro um soldado bom, nao fica premetidando a derrota antes da mesma chegar, nos temos é que luta!!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje (09.07.09) fizemos um ato de repúdio ao governo de Eduardo Campos na escola prof. Jose Vicente Barbosa, no IPSEP, denunciando através da bicicleta de som , todas inverdades e propaganda enganosa desse governo neoliberal e chantagista, pseudo socialista:
    I- Quantos professores estão ganhando R$ 2.000? não estamos ganhando nem o piso nacional, nossa remuneração para 150 horas com especialização é de R$ 724,00 liquidos.
    II- temos NOTEBOOK e não temos internet e a maioria dos colegas não foram capacitados pra saberem utilizar.
    III- BIBLIOTECAS E LABORATORIOS DE INFORMÁTICA – a da nossa escola tava sendo usada como sala de aula, além da falta de livros e os laboratórios não suportam a rede elétrica . além de PC quebrados e Internet deficientes.
    Vamos a luta minha gente!! é uma vergonha ficarmos de braços cruzados aceitando essa chantagem e cedendo, somos concursados, a maioria já é estabilizado, não dá pra aceitar isso ou pior correr pra escola pra assinar o ponto e desacreditar todo processo de luta e autonomia de uma assembléia!! Somos formadores de opinião ? que exemplo estamos ensinando?? Aceitar essa pressão e sacanagem do governo? O sindicato e os professores(AS) tem que ter vergonha na cara e endurecer a greve!! se descontar salários não repomos aulas, NAO VAMOS ACEITAR ISSO, só se conquista aquilo que se luta!!!
    prof sergio brito

    ResponderExcluir