quarta-feira, 15 de julho de 2009

Uma mentira repetida 50 mil vezes!

Em qualquer oportunidade que o governo encontra para fazer sua propaganda enganosa, uma mentira que acaba sendo anunciada trata das capacitações de professores. O governo insiste em afirmar que realizou 50 mil capacitações (é uma quantidade capaz de atender mais de 2 vezes cada professor), mas não há quem consiga crer nisso. Se mentir já não fosse grave, o governo ainda exagera grotescamente ao inventar uma quantidade tão grande de capacitações fictícias. 50 mil?
.
A dúvida também chegou ao Tribunal de Contas do Estado. Hoje foi divulgado na assembleia um informe importante que reproduz uma nota do TCE. Confira abaixo:
.
“DECRÉSCIMO - De acordo com a Gerente de Avaliação de Programas e Órgãos Públicos do TCE, Lídia Lopes, houve forte decréscimo na aplicação de recursos em capacitação pela Secretaria de Educação a partir do exercício de 2007, comparando-se com o ano de 2006 (em torno de 67%). Os elementos de despesa que representaram maior queda de investimentos foram pagamentos de bolsa capacitação, horas-aula de capacitador e apoio ao ensino. Segundo ela, a avaliação constatou algumas deficiências que comprometem a formação de Professores/as, como:
  • a) Inexistência de critérios uniformes e normatizados para divulgação e participação nos cursos, distribuição das vagas e seleção dos beneficiários nas capacitações promovidas;
  • b) Inexistência de acompanhamento do cumprimento das horas aula atividade destinadas às ações de preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica;
  • c) Baixas condições para a participação de professores/as nas formações;
  • d) Dificuldade para o acompanhamento operacional, orçamentário e financeiro dessas ações”.

Se a imensa maioria dos professores não passou por capacitações nos últimos 3 anos, então de onde vem o montante anunciado pela Secretaria de Educação? Onde estão os dados que indicam ou confirmam este montante? Por que imprensa, que divulga qualquer coisa falsa informada pela SE, não parou para apurar a veracidade dos dados que publica quase como um serviço de assessoria de divulgação do governo?
.
Os socialistas do Campo das Princesas acabam seguindo à risca o já clássico mandamento da publicidade da mentira, uma lição do ideólogo nazista Joseph Goebbels: “Uma mentira mil vezes repetida se torna uma verdade autenticada”.
.
Diante de coisas como esta, só podemos mesmo duvidar de qualquer justificativa palaciana.

Um comentário:

  1. O governo diz que há cerca de 1 milhão de alunos prejudicados por conta da greve, porém o mesmo afirma que há apenas 19 escolas fechadas.
    Alguém de bom senso e bom de matemática poderia explicar-me?

    ResponderExcluir