terça-feira, 28 de julho de 2009

PASSADO E PRESENTE, ENTRELAÇADOS PELAS LINHAS DO TEMPO?

O texto abaixo é mais uma colaboração recebida de alguém que vê este blog como um espaço para a manifestação de ideias e divulgação de reflexões sobre a situação da educação em Pernambuco. O autor é o professor Adriano Emídio, que leciona matemática em nossa rede pública estadual. Ficam os nossos agradecimentos e o convite a esta interessante leitura.



PASSADO E PRESENTE, ENTRELAÇADOS PELAS LINHAS DO TEMPO?


Em tempos de acesso facilitado e disseminado a educação, vivemos em nosso estado, em pleno regime de ditadura. Valorizar o educador corresponde a meu entender, fornecer condições mínimas de trabalho, condições mínimas e garantidas por lei de acesso ao material de trabalho que todo professor tem por direito, afinal de contas as verbas liberadas pelo governo federal, não são, dentre várias medidas também destinadas a esse fim? Os 25% da arrecadação do estado destinada a gastos com Educação, segundo o FUNDEB, não deveriam ser mais bem empregados em nosso estado?


Então pergunto para onde vai tanto dinheiro que deveria ser utilizado para melhorar a estrutura pedagógica das escolas? Para a aquisição de notebooks? Assinaturas de jornais? De revistas na área de educação? Para pagamento das despesas nos luxuosos hotéis que servem de sede para as capacitações ou para pagar os contratos temporários? Não! Não! Que ingenuidade a minha!


Os professores de Pernambuco com nível superior são os que recebem o pior salário do Brasil, mas o atual governo insiste em afirmar que paga o piso, que valoriza seus professores, fornecendo-lhes mais de cinqüenta mil capacitações, quando na verdade, esse é um direito garantido pelo estatuto do Magistério e pela LDB, facilita a aquisição de notebooks, afirmando se tratar de uma postura sua, quando na verdade corresponde a uma das muitas ações do Governo Federal.


Fornece assinaturas diárias dos jornais em circulação no estado, quando na verdade outras intenções se escondem por trás desse “simbólico” gesto. Mas o tribunal de contas a poucos dias informou que houve um menor investimento na área de capacitações dos professores de 2007 a 2009, não é contraditório com a propaganda feita pelo governo Eduardo Campos? Quem está falando a verdade?


E a imprensa de nosso estado só, lembra-se das escolas estaduais quando ocorre uma greve? Por que será que não denunciam as verdadeiras condições as quais a maioria das escolas e professores estão submetidos? Que faltam professores, que os concursados aprovados no último concurso não foram nomeados? Como eles agem? Hoje mesmo saiu várias reportagens de outros estados brasileiros que estão adotando esse regime de premiação que só divide a classe, No Rio de Janeiro, por exemplo, o professor que faltar cinco dias consecutivos, mesmo com licença médica, não terá direito ao bônus. Mas o que é isso?


O que estão fazendo com a educação! E o mais absurdo, no distrito federal, já se especula o afastamento dos professores fracos, isso mesmo essa foi à expressão utilizada! Mas eu pergunto e de quem é a culpa, quando os estudantes não demonstram o mínimo interesse nas aulas independente de qual disciplina seja? Dos professores? Do governo federal, municipal ou estadual? Adivinhe qual a é a resposta! Não! Não! Que ingenuidade a minha!É querer demais, não é?


Divulga que garantiu aos alunos kit escolar, merenda nos três turnos (quando se trata de uma das muitas ações efetuadas pelo governo Federal), mas garantir um ambiente de trabalho sadio e obedecendo a padrões mínimos de segurança e estética na maioria da escola, isso ele não garante o que garante é veicular pela imprensa (televisiva e imprensa) de que tudo está bem, e de que a postura, mas sensata dos professores deveria ser vangloriar suas ações, pois ele só está fazendo isso para o nosso bem, mas onde estão os juízes e promotores de Educação do Ministério público, a sociedade que não enxergam isso?


Não enxergam os comandos impostos pelas GRES de que se houver apenas um estudante, em sala, as aulas devem ser dadas normalmente, quando a lei assegura que deve haver pelo menos 51% dos alunos da classe para que a aula seja considerada como de fato dada, o ministério público não enxerga isso? De que apenas chegam às escolas, em excesso macarrão, feijão, pão e ovos? E o governo afirma que manda semanalmente: macarrão, arroz, feijão, carne, frango, leite, biscoito, cereal e iogurte, e o mais absurdo que os alimentos perecíveis, entendem-se como, as verduras e temperos, são vindos do interior toda semana, não sei para que escola? Por que na minha não vejo nada disso, apenas um refinado cardápio, cujo prato principal é ovo! E como fica o índice de colesterol dos estudantes, os nutricionistas que elaboraram esse cardápio não enxergam isso? O ministério público não enxerga isso? Não! Não! Que ingenuidade a minha, eles têm mais o que fazer não é? De quem será a culpa, quanto ao nível de glicose e colesterol desses alunos? Adivinhem a resposta!


Fico um pouco confuso sobre que linha socialista o governo segue? Exclui o direito da categoria de fazer greve por melhores condições de trabalho quando este é um direito assegurado constitucionalmente, não cumpre a lei Federal 11.738 referente ao piso salarial do Magistério, e surpreendentemente em menos de 24 horas após o reinício das aulas, quando de fato a greve começou a atingir os estudantes, um juiz a declara como sendo ilegal, e de os professore estarão submetidos a uma multa, de 20 mil reais diários, caso não voltem ao trabalho, então me pergunto com o salário que recebemos, seria necessário mais de um ano de trabalho para se pagar apenas uma dessas multas diárias, não seria isso ilegal e imoral?


Será que de fato que este Juiz, tem ciência das verdadeiras condições a que estamos submetidos diariamente em nossas escolas? Não! Não! Que ingenuidade a minha! Ele prefere que seja tudo como está! Pois não há nada de errado, logo nada a reclamar, que ingenuidade a minha!


Mas quanto à greve da saúde que ultrapassa mais de trinta dias, também não deveria ser considerada ilegal? Ninguém enxerga isso? Não! Não! Que ingenuidade a minha, enxerga sim! O que ocorre é a seguinte diferença, os profissionais da saúde são unidos em torno de um mesmo ideal, pois os dados estatísticos referentes ao número de homicídios, óbitos, e outros não podem ser maquiados, como o são os da educação!


Os profissionais da saúde não se deixam seduzir pelas atitudes sinuosas e imperativas do Governo do Estado o que ocorre infelizmente com alguns profissionais da Educação que criticam os colegas que se expõem em defender os direitos da categoria, quando as vantagens e ganhos são sempre para todos! Depois reclamam nas salas dos professores, nas salas de aulas, o que não terá efeito político algum, apenas frustrará ainda mais seus estudantes, isso é ser educador, consciente de seu papel na sociedade, formador de opinião?


Mas enquanto isso o próprio governo se equivoca, basta observarmos com atenção os resultados da rede estadual no ENEM (exame nacional do Ensino Médio), da prova Brasil, da prova do SAEB, quer dizer basta submeter esses estudantes a exames externos não elaborados pelo governo estadual que a realidade transparece. Afirma que irá pagar o décimo quarto salário e um bônus de desenvolvimento educacional aos educadores, quando não é a totalidade que tem direito, apenas aqueles que por meios desconhecidos são listados e premiados, isso é política de valorização? Não! Não! Que ingenuidade minha!


Admira-me muito essa atitude de um governador que diz socialista, assim como tendo em sua trajetória a função de professor de História, acredito que a parte referente à ditadura e ao fascismo, tão disseminados e estudados e criticados por muitos historiadores, foram postos de lado, pois o que são trechos em linhas em algumas páginas de livros sobre o tema, comparado com atitudes no dia a dia de nossa sociedade que se diz em pleno século XXI, com posturas ainda do século XX?


E o governo ainda vem falar em democracia, que demagogia! Não estudei quatros em uma das melhores universidades brasileiras (UFPE), e mais dois anos para obtenção de outro diploma de graduação (segunda licenciatura), não me submeti a uma pós-graduação, para passar por isso! Infelizmente é utópico imaginar que a educação nesse país tem solução, muito menos nesse estado, pois sabemos que isso não é verdade, se uma pessoa que se quer cursou um ensino superior conseguiu se tornar presidente, e tornar o país esse carnaval de escândalos de corrupção um após o outro, o que se esperar de um governador com posturas que lembra a ditadura?


Que nomeia para secretário de Educação um senhor que jamais entrou em uma sala de aula, ou nomeia um senhor para ser secretário de administração, onde explicitamente se percebe que o mesmo não tem experiência e maturidade alguma para exercer a função? Eles estão esquecendo a qualidade dos profissionais que estão se formando e o nível destes, basta lembrar o resultado de um dos concursos para professor, em que 97% dos professores foram reprovados, mas por que isso? Por que, todos os professores tiveram de se submeter a um exame com 80 problemas, fora o tempo destinado a marcação do gabarito, são os professores incapazes? Óbvio que não! A intenção de desmoralizar a classe já não é segredo para ninguém, pois feito isso, comprova-se de que a exigência do Ministério publico quanto a realização de um concurso foi cumprida, apenas eles que não tem capacidade, vamos então contratar professores temporários, pois são mais capazes! Não! Não! Que ingenuidade a minha!


Mas, por que, tanta exigência na seleção de um concurso? Lecionar-se-emos para estudantes, em sua maioria, que não estão tão preocupados com o que vão aprender, pois a vaga no ensino superior seja em uma instituição pública ou privada, pouco a pouco, está sendo garantida, basta ser estudante de qualquer escola pública, para se inscrever no PROUNI ou mesmo apelar para o sistema de cotas. Não! Não! Que ingenuidade a minha!


Na ótica do Governo é indispensável, a contratação de profissionais mais qualificados e comprometidos com os problemas educacionais do nosso estado e como o Governo demonstra isso, se comportando de forma semelhante, carbonada a do governo passado! Impondo, perseguindo, assediando-os moralmente, e atribuindo-lhes funções que são de competência dos secretários escolares, dos técnicos, assim como dos educadores de apoio, todos componentes em extinção em boa parte das escolas. O ministério público não enxerga isso? Não enxerga que cada vez menos se formam professores, os que persistem na verdade tem compromisso social? Cada vez menos os cursos de licenciatura são almejados? Não! Não! Que ingenuidade a minha!


Por fim, que imagem o governo tenta passar a população com aquele jovem pardo, sempre com camisa pólo, com trejeito de pessoa humilde, versando aquelas frases feitas ou mesmo parodiadas, apresentando, ou mesmo prestando contas a população, quanto as “melhorias” do governo do estado? Não seria outra senão a do populismo! Mas o que é mesmo populismo? Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, sindicatos dos trabalhadores, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. Alguma dúvida quanto a semelhança com o governo de Eduardo Campos?


Mas quais as medidas socialistas, democráticas e pedagógicas adotadas pelo Governador para a solução de todos esses problemas? Não respeitar o direito dos trabalhadores, não respeitar a lei federal 11.738 referente ao piso salarial do magistério, submeter os professores a fiscalização por técnicos com cronômetros, tirando fotos a cada intervalo de cinco minutos, sob orientação do banco mundial, mas se eu não estou enganado, foram privatizadas o setor de telefonia e de energia de Pernambuco, mas a educação também? Não! Não! Que ingenuidade a minha! Mas o mais incrível é que a justiça estadual não enxerga isso! Que estado é esse? Não! Não! Que ingenuidade a minha! Eu devo estar sonhando, espero que logo, logo, eu acorde!


Acordei! Nossa estou no tempo da ditadura? Mas eu não estou no século XXI? Mas especificamente em 2009? Nossa que confusão, acho que sonhei e estudei ditadura e fascismo demais antes de dormir, mas o que não posso esquecer é de que passado e presente estão sempre entrelaçados pelas linhas do espaço tempo de Einstein, e isso se estende as atitudes e comportamentos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário