sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como matar a alma de um professor

O excelente texto abaixo foi cordialmente enviado por Duci Medeiros a quem expressamos nossos agradecimentos pela valiosa colaboração.
.
Como matar a alma de um professor
.
.

Caros Governadores, seguem abaixo várias dicas valiosíssimas, se vós seguirdes corretamente conseguirás, em pouquíssimo tempo, matar a alma de um professor, mas se fizerdes isto com a competência administrativa do excelentíssimo governador do rico estado de Pernambuco, matarás a alma de todos os professores do vosso estado:
.
Comece por pagar o pior salário de um país continental, assim ele vai se sentir cada vez menor e, além disso, divulgue que paga o piso nacional do magistério, dando a entender que o congresso nacional foi que definiu os valores pagos.
.
Assine os jornais locais para cada professor, assim vós matais dois coelhos com uma única facada. A mídia torna-se sua cliente e os jornalistas vão divulgar os fatos sob a sua ótica e, o mais importante os professores vão ler aquilo que Vossa Senhoria quiser. Assim a sociedade vai acreditar em tudo que vós dizeis e os professores vão desacreditar de suas realidades.
.
Dê laptops a cada um deles, de preferência depositando R$ 2300,00 em seus contracheques a fim de que eles paguem o Leão, assim eles vão olhar para as máquinas em vários momentos do dia: quando chegar do terceiro turno de trabalho, quando seus filhos estiverem com fome, quando eles receberem os contracheques e quando suas barrigas roncarem. Claro que eles terão que tomar uma atitude, levar para as escolas e serem assaltados, aprender a trabalhar com eles e mudar de profissão, vendê-los ou fazer uma sopa de máquina. De qualquer forma eles parecerão incompetentes e vós um visionário e benemérito.
.
Dê importância à construção de algumas escolas de referência, assim vós tereis exemplos de bons modelos de escola para divulgar na mídia nacional. Pagarás três vezes mais ao professores escolhidos pelo modelo QI, dividindo assim, a categoria dos professores.
.
Faça capacitações em hotéis luxuosos em cidades interioranas. Assim poucos professores poderão ir, pois eles trabalham em várias escolas e não poderão se ausentar. Assim vós gastareis pouco dinheiro com as capacitações e os professores ficarão angustiados e desacreditados como profissionais, pois parecerá que eles é que não investiram em suas capacitações porque não quiseram.
.
E para completar as dicas, use vosso poder: ameaçando, denegrindo imagem, falsificando informações, omitindo fatos e substituindo profissionais por estudantes quando eles, os professores ingratos e anarquistas, quiserem ousar fazer greve. Assim a sociedade terá vergonha dos professores; os alunos terão vergonha dos professores; os professores que trabalham em escola de referência terão vergonha dos professores; professores que só tiverem uma fonte de renda terão que furar a greve e terão vergonha de si mesmos e dos outros professores; os bravos e guerreiros que mantiverem a greve terão vergonha dos outros professores.
.
Com todas estas atitudes orquestradas e sintonizadas, excelentíssimos governadores obterão sucesso diante das almas dos professores que retornam as suas atividades profissionais desacreditados, desesperançados, desestimulados e com vergonha de ser professor do Estado de Pernambuco, vergonha de ser professor no Brasil, vergonha de ser...

Um comentário:

  1. A política educacional de Eduardo Campos no Estado (PE) tem conseguido comprar consciências, molestar corpos, provocar desgostos, semear discordia entre os trabalhadores.
    Viraremos robôs nas mãos da SEE, cronometrados, fichados (on line) e fotografados garantiremos a produção, é trabalhar, trabalhar, trabalhar, prencher planilhas, colocar notas, aprovar em massa...
    e parar na psiquiatria do HSE.

    ResponderExcluir