sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os Revolucionarios também amam

Este pequeno ensaio tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a concepção antrológica do amor em Marx e a sua relação com a luta dos trabalhadores em educação de Pernambuco. A princípio pode causar um certo estranhamento para aqueles leitores, estudiosos e simpatizantes do Marxismo, ou melhor, de um tipo de marxismo restrito ao aspecto puramente economicista. Marx e amor? è possível encontrar alguma referência ,nos textos deste filósofo e teórico , no que se refere a uma concepção antropológico do amor? Existe no itinerário intelectual do jovem Marx espaço para influencias romanticas em seu pensamento científico e positivistas? E por extensão, podemos identificar na luta e reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Pernambuco pressupostos deste aspectos amoroso defendido por Marx?

A príncipio gostaria de esclarecer aos leitores e leitoras deste blog, que consultei dois livros de Karl Marx ( Manuscritos econômico-filosóficos e a sagrada familia), assim como Um livro escrito por Leandro Konder, filósofo marxista ( Sobre o amor ) da editora boitempo e o livro de um dos biógrafos de Karl Marx, o francês Pierre Durand, La vie amoureuse de Karl Marx( a vida amorosa de Karl Marx), na qual este autor narra a vida íntima e amorosa deste pensador e sua esposa Jenny Marx, nos mais de 40 anos que eles estiveram juntos, sendo separados apenas pela morte de Jenny em dezembro de 1851.

A aproximação de Marx à causa da classe operária não foi uma adesão puramente iluminista. Segundo Marx, " a fraternidade dos homens não é nenhuma frase(teoria), mas sim verdades para eles, e a nobreza da humildade nos ilumina a partir dessas figuras endurecidas pelo trabalho. " ( pag. 146 - 2005 ) Ou seja, o grande pensador, pouco compreendido, emocionou-se com a situação de exploração dos operários franceses, esta emoção incentivou a reflexão teórica de Marx. Uma das grandes indignações deste pensador com a civilização capitalista esta em seu aspecto extremamente individualista, esgoísta e mercadológico, que transforma todas as relações humanas em um moeda de troca, uma verdadeira mercantilização dos sentimentos humanos.
Para Marx, em seu livro Manuscritos econômico-filosóficos, afirma que " a dominação da essência objetiva em mim, a irrupção sensível da minha atividade essencial é a PAIXÃO. ( 113).
Esta paixão em Marx, não pode ser confundido com o conceito do psicologismo freudiano de amor arrebatador e irracional dos adolescente, mas uma paixão tranformadora e emancipadora da classe operária, um amor que une e provoca alegria nas relações humanas, um amor que não aceita nenhum tipo de opressão, entre patrão e operário e nem entre homem e mulher. Para marx, o amor só pode ser trocado pelo amor, a confiança pela confiança não como uma mercadoria de uso e troca, típico da lógica capitalista.
Na Sagrada Família, Marx contestou os críticos do amor, que tratavam este sentimento com uma verdadeira criancise e limitava-o a mera secerção seminal( ereção, penetração e ejaculação). De fato Marx vivia o que pensava. Sua paixão pela luta política possuia a mesma intensidade pelo amor que nutria por jenny, sua amada esposa, do qual teve seis filhos, tres meninas e tres meninos. Marx lutou a vida inteira pelo afeto de sua mulher, chegando a afirmar, que " .. não era o amor pelo prolétariado, mas o amor pela amada( no caso, por ti )- tornar a fazer do homem um homem." Marx sintia-se um homem na medida em que vivia a grande paixão, tanto pelos oprimidos como e principalmente pela sua amada e querida esposa.
Este pequeno texto, nos levar a refletir sobre o amor dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Pernambuco, que resistiram 24 dias de perseguições, mentiras, punições e ameaças de um Estado que elegeu como sua prioridade de governo o amor ao poder e não o poder do amor. Dedico este pequeno ensaio a todos que acreditam, como Marx lutou toda sua vida, no poder revolucinário do amor, que humaniza as relações sociais, que transforma o homem e a mulher em seres humanos e não em coisas, objetos, moedas de uso e troca. Neste sentido somos utópicos, por não aceitarmos um modelo de civilização que prioriza o lucro e não as pessoas e anunciamos que um outro tipo de civilização é possível, onde o conceito de amor defendido por Marx seja a essência e lógica desta nova civilização, em que o amor aos nossos companheiros e companheiras seja a mola mestra de nossas relações.
Por fim , temos que defender esta dialética da totalidade, entre o todo e as partes, em que o amor a classe também se estenda no amor aos nossos e nossas companheiras, não importando o o modelo de relações, hetero ou homo, temos que cuidar muito bem do nosso amor, seja quem for. Demonstramos ao Estado e seus aparelhos burocráticos ( imprensa, tv, rádios,justiça, poder legislativos, militares), que enquanto tivermos paixão pelo que fazemos , continuaremos a lutar por um mundo melhor. E a luta continuará sempre, dentro e fora da escola. Por isto afirmo que os revolucionários também amam e lutam com paixão, contra toda forma de poder destruidor e que embrutece as pessoas, causando-lhes dor e sofrimentos, opressão e depressão. Então,batemos palmas para eles e para elas, os verdadeiros responsáveis pela educação em nosso estado, os PROFESSORES E PROFESSORAS do Estado de Pernambuco.



Bibliografia:


1- Karl Marx , Manuscritos econômico-filosóficos ( trad. Jesus Ranieri, São Paulo, Boitempo. 2005).
--------------, A Sagrada Família ( trad. Marcelo Backes, São Paulo, boitempo, 2003)
2- Pierre Durand, A vida amorosa de Karx Marx , Paris, julliard, 1970
3- Leandro Konder, Sobre o amor, São Paulo, boitempo, 2007

3 comentários:

  1. É muito bom ler textos deste tipo no blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alexandre, temos que utilizar este espaço para compartilharmos com os amigos nosso ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blogger jairo mues parabéns muito legal mesmo.

    ResponderExcluir