quinta-feira, 23 de julho de 2009

DEZ PERGUNTAS PERTINENTES À GREVE DA CATEGORIA

1° Quando é que o governador ou os seus secretários (SEDUC e SARE) vão abrir um canal de negociação para discutir as reivindicações dos educadores ?

2° Como explicar que Teresa Leitão, sendo deputada da base aliada do governo, ainda não conseguiu estabelecer uma ponte entre os professores e o Palácio ? Seria sinal de serviência ao governo estabelecido ou de pura incompetência mesmo ?

3° Por que a cada Assembléia "chove" políticos do PT (Teresa Leitão, Paulo Rubem Santiago) ? Esse pessoal passou três anos na Assembléia Legislativa em favor de quem ? Dos trabalhadores, do partido ao qual pertencem, ou a favor de Eduardo e seus asseclas ? (quem sabe na próxima não tenhamos a ilustre presença de Isaltino Nascimento, aquele do projeto de mega aumento para os fazendários).

4° O que vai acontecer após o dia 5 de agosto quando os professores sentirem na pele, ou melhor, no bolso, os efeitos das medidas arbitrárias e retaliatórias de Dudu e Dada (Eduardo e Danilo) ?

5° Por que o secretário de Educação não bota a cara nem pra bater foto pros jornais babões do Governo ? Aliás, ganha um doce quem achar o paradeiro de Danilo Cabral após a deflagação da greve na Educação.

6° Se vão mesmo descontar os dias parados, então eu vou ser obrigado a repor as aulas após o fim (só Deus sabe quando) da greve ?

7° Por que o Governo insiste em dizer que havia um suposto acordo entre ele e o SINTEPE sobre a política salarial desde o ano passado ? Afinal, quem está com a verdade nesta estória ? Ou será que alguém traiu alguém e a gente tá por fora dessas armações ilimitadas ?

8° Por que política sindical está sempre atrelada a política partidária, ou será que esse pessoal só pensa em sindicatos como trampolins políticos-eleitoreiros ?

9° Como vai ser o calendário de reposição das aulas após a greve ? Será que vai ser igual ao de 2007 quando a gente foi obrigado a dar 6 aulas diárias com meia hora de intervalo entre um turno e outro, fora as aulas aos sábados ?

10° VOCÊ, PROFESSOR, pisado, humilhado, enganado, explorado, iludido, maltratado, ferido em seus princípios, massacrado pelo sistema (cadernetas "burrocráticas", fiscalização intensa, cobranças e mais cobranças) vai ter CORAGEM ou CARA-DE-PAU de votar em EDUARDO CAMPOS, DANILO CABRAL, TERESA LEITÃO nas próximas eleições ? Se tiver, me avise, pois o mundo pode mesmo estar perto de acabar em 2012 como dizem...

José Ricardo de Souza

* historiador, professor, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.

3 comentários:

  1. Perguntas difíceis, mas eu até gostaria de arriscar uns comentários.

    1- O governo não quer negociar e isso é público e notório. Vejam o exemplo da greve da saúde, que acabou sem haver negociação concreta.
    2- Teresa Leitão não é mediadora da categoria frente ao governo. É mais provável que seja o inverso.
    3- Os deputados falam apenas no início das assembléias e somem imediatamente após seus discursos. É um palanque garantido. Sinto falta dos parlamentares nos atos públicos improvisados após as assembléias sem deliberações. No final das contas, ficamos parados em frente a alguma secretaria ou diante do Palácio inutilmente... seria bom que algum parlamentar estivesse presente nestas horas frustrantes. No último ato esbarramos num bloqueio logo após a ponte e ficamos distantes do Palácio numa manifestação que só serviu para atrapalhar o cidadão que tentava voltar para casa e ficou detido no trânsito. Diante dessa situação, vejo apenas duas possibilidades: forçar a passagem ou dispersar o ato, pois ficarmos lá parados não serve para nada.
    4- Nem acho necessário esperar o dia 5. O refluxo está acontecendo agora.
    5- Danilo Cabral não apareceu e creio que nem aparecerá. O secretário de administração foi escalado justamente para demonstrar que a secretaria de educação não vai tomar nenhuma iniciativa além do exercício de pressões.
    6- Se realmente vão colocar os substitutos nas salas de aula, então não vai haver reposição. O governo não está interessado em negociar reposição, pois isto seria uma arma nas mãos da categoria.
    7- Acho que esta discussão sobre acordo estará sempre envolta em dúvidas... a menos que haja mesmo algo escrito.
    8- A partidarização dos sindicatos só tende a atrapalhar, pois passa a existir uma dispersão de interesses que, no fim das contas, não traz nenhum benefício para a categoria.
    9- Considerando que muita gente não parou, muitos outros foram retornando ao serviço durante a greve e que professores temporários estão sendo colocados nas escolas, teremos reposições fragmentadas e uma confusão no calendário.
    10- Voto, agora, só se for nulo.

    ResponderExcluir
  2. Tmabém vou arriscar respostas para as perguntas feitas.

    1- Acredito que não haverá negociação, ele (Dudu) já deixou isso bem claro! Acredito que ele vai querer negociar em 2010 (ano eleitoral), mas a mim ele não enganará mais como na última eleição, não enganará mesmo!

    2-Para mim, a serviência é óbvia!

    3- No final das contas são todos iguais, uns ajudam aos outros e no final quem perde somos todos nós!

    4- Quanto a isso tenho ainda dúvidas, mas infelizmente acredito que se até lá, o ministério público não se pronunciar, 90% voltará decepcionado as salas de aulas. Aliás, como está demorando o ministério público se pronunciar com relação a essas contratações errôneas e equivocadas de contratos temporários de professores, se todos os professores voltaram as salas de aula, com que dinheiro esses contratos vão ser pagos? Paulo Câmara asegurou que 60 dias de trabalho serão garantidos a esse pessoal, mas ele não atentou para esse detalhe, visto que sua justificativa era do dinheiro referente a esses pagamentos provirem dos descontos dos professores grevistas, mas se não houver mais grevistas? Com que dinheiro será pago? ou não serão pagos? apenas usados!

    5-Ele não aparece, pelo simples fato de ser um irresponsável e incompetente, isso os jornais não destacam, se mostram cada vez mais subservientes as polítcas do Estado, apenas reproduzem os dados oriundos do governo, sem conferir, sem investigar nada! Estou muito decepcionado com a mídia pernmabucana, e ainda querem discutir liberdade de imprensa, quando pressionados pelo governo Federal, que piada!

    6-A meu ver, e de acordo com o estatuto do Magistério, aulas descontadas eliminam a responsabilidade do professores em repô-las, visto que ele não recebu por aquelas aulas. Eu de minha parte, se tiver de fato as aulas descontadas, o que acredito que vá acontecer, basta observar o que aconteceu com a saúde, não irei repor aula alguma. Se acharem ruim me encaminhem ao ministério público, pois tenho muito a mostrar o ministério, em específico a situação da escola que trabalho!

    7- Quando a isso tenho minhas dúvidas! se de fato existe tal acordo firmado, por que ele não é exposto ao público em geral? a partir do momento que não o expoem, será a palavra do governo contra a do sindicato, ganha a do sindicato, pois Eduardo em sua campanha, disse que poderiamos cobrar dele, o que foi prometido, lembram? vejam o que acontece, quando conbramos deles! Acessem o youtube e relembrem! E nesse caso de palavra ganham os educadores, pois onde estão os hospitais que ele prometeu um por ano?

    8-De fato,alguns apenas se aproveitam da situação como trapolim político o que é bem comum em movimentos sociais.

    9-Reposição de aulas de quem teve os dias de greve descontados, isso é fora de cogitação! O que eu gostaria de saber é se as aulas consideradas como dadas em muitas escolas a apenas 2 ou 3 alunos por sala, serão consideradas como dadas e o direito dos outros como fica? Já que o tempo todo a orientação era de que houvesse aula a qualquer preço, o direito de se ter em sala 51% dos estudantes como fica? no lixo?

    10-O professor que votar em Eduardo campos, Danilo cabral, Paulo câmara, Teresa Leitão e outros dessa quadrilha, realmente merecem a situação que estão passando e a vergonhoso e humilhante ajuda de custo mensal, denominada de salário ou pelo governador de piso salarial!

    11- Por fim, gostaria de lançar uma pergunta, por que os professores, pelo menos os que de fato não tem nada a temer, não denunciam a situação de suas escolas ao ministério público, como eu o farei! acredito que que se boa parte fizesse isso, muita coisa iria mudar, podem acreditar!

    ResponderExcluir