quarta-feira, 8 de julho de 2009

"Ninguém faz greve por fazer"

  • O texto abaixo foi postado como um comentário no blog e identificado como de autoria do professor Jean. Merece virar uma postagem pórpia.

Ninguém faz greve por fazer, por brincadeira ou por vagabundagem. Essa materia é mais uma farça de como é tratado a questao da educaçao no estado de Pernambuco. O governo tem tentado fazer uma propaganda inganosa para a sociedade sobre a valorizaçao dos professores e colocam como ponto mais alto das suas açoes. Trabalho em uma escola onde 90% dos professores que receberam os notboock nao sabem o que fazer com eles, alguns nao sabiam nem para que servia essa maravilhosa maquina. Será que as mentes brilhantes da secretaria da educaçao ainda nao compreenderam que a saída para a melhoria da educaçao do estado nao passa ainda por essa questao?
.
A escola onde eu trabalho mais parece com uma feira do Paraguai do que um ambiente escolar, pois seus professores estao tentando ganhar a grana do passe de onibus para voltarem para casa e para ajudar a pagar as despesas do mes. E o estado vem falar em notboock, tenha santa paciencia...
.
Professor precisa é de vida digna, é de poder pagar suas contas, é de poder andar de cabeça erguida e orgulhoso da profissao que escolheu. Receber um dos piores salarios do Brasil é algo vergonhoso. A consequencia de tudo isso é que Pernambuco vem sendo campeao das piores colocaçoes em testes nacionais de avaliaçao do ensino.
.
Houve um tempo - e a atual geração de jovens brasileiros jamais pôde testemunhar isso - em que a profissão (para muitos missão) dos professores do ensino público fundamental era merecedora do maior respeito, dos governos e da sociedade. Era uma função que atraía, dava orgulho a quem a exercia, propiciava pelo menos uma remuneração digna e, acima de tudo, granjeava um notório reconhecimento social. Certamente esse prestígio profissional decorria do entendimento tácito - da sociedade - da importância do trabalho de formação das futuras gerações do País. Desgraçadamente, em algum momento de nossa história política e administrativa contemporânea, no campo do ensino público fundamental e médio, a formação educacional de nossas crianças passou a ser relegada a posições bem abaixo do segundo plano por nossos governantes. Por isso caros colegas vamos a luta e vamos mostrar a sociedae a verdadeira farça que é esse governo de mentirosos e enganadores.

Um comentário:

  1. O texto reflete toda indgnação e repúdio da categoria à gestão de Eduardo Campos.
    A mídia que estampa os (des)feitos desse governo deveria visitar as escolas da rede,conversar com os professores, diagnosticar a real situação e publicar verdades,pois nossa luta é tambem por melhores condições de trabalho.

    ResponderExcluir